Avaliação da interação entre a cultura filosófica tradicional chinesa e as ideias de ensino superior

Autores

Palavras-chave:

Relação interativa, Conceito de ensino superior, Cultura filosófica tradicional chinesa, Filosofia e educação

Resumo

O conceito de ensino superior é o acúmulo e a implicação filosófica da excelente cultura tradicional da China, bem como o espírito humanístico e o pensamento filosófico com características chinesas. No entanto, o conceito atual de ensino superior tem problemas, como o posicionamento de metas imprecisas, a ênfase no ensino teórico, a negligência da prática e a dificuldade de adaptação às necessidades sociais e do mercado. Como resolver esses problemas e promover o conceito de ensino superior, para que brilhe com nova vitalidade, na nova era, é uma questão urgente a ser resolvida neste momento. Portanto, este artigo se concentrou na cultura filosófica tradicional chinesa e explorou a relação interativa entre a cultura filosófica tradicional chinesa e os conceitos de ensino superior. O texto procurou analisar a relação entre a cultura filosófica tradicional chinesa e os conceitos de ensino superior, a partir da perspectiva de sua interação, importância e formas de alcançar a interação. O estudo constatou que a interação entre a cultura filosófica tradicional chinesa e os conceitos de ensino superior é de grande importância, e foi um importante ponto de partida para a reforma educacional demonstrar novas conquistas, na nova era. Com este artigo, espera-se que o estudo da relação interativa entre ambos possa ajudar as pessoas a entenderem melhor o conceito de ensino superior, compreender melhor a importância dos conceitos de ensino superior, na nova era, tanto do ponto de vista do conhecimento quanto do comportamento, e fornecer mais base teórica para a reforma do ensino superior.

Biografia do Autor

Referências

BEDENLIER, S.; YASAR, K.; OLAF, Z. R. Two decades of research into the internationalization of higher education: Major themes in the Journal of Studies in International Education (1997-2016). Journal of Studies in International Education, v. 22, n. 2, p. 108-135, 2018.

DAI, Y. Y. The Neoliberal Logic of the Transformation of OECD Comparative Research in Higher Education. Comparative Education Research, v. 41, n. 2, p. 45-52, 2019.

DE, W. H.; PHILIP, G. A. Internationalization in higher education: global trends and recommendations for its future. Policy Reviews in Higher Education, v. 5, n. 1, p. 28-46, 2021.

GOJMERAC, M. Psychiatry and mental health care in the classroom: a reflection on the potential effects of policy implementation. Journal of Philosophy of Education, v. 56, n. 1, p. 22-28, 2022.

HODGSON, J. Lancashire Hodge-Podge: Reading the John Rylands Library through the Concept of Hybridity. Bulletin of The John Rylands Library, v. 91, n. 1, p. 81-96, 2015.

HOLDERNESS, G. Terrorism and Culture 9/11, Macbeth and the Gunpowder Plot. Critical Survey, v. 33, n. 3-4, p. 28-38, 2021.

HU, F. P.; LIN, Z. Y. On the Ideological and Cultural Basis of the Localization of Marxist Philosophy in China: From the Perspective of the Combination of Marxist Philosophy and Traditional Chinese Philosophy. Journal of Hunan University of Humanities and Technology, v. 37, n. 3, p. 5-10, 2020.

HUGHES, C. Addressing violence in education: From policy to practice. Prospects v. 48, n. 1, p. 23-38, 2020.

JIANG, N. L.; ZHOU, J. Ontological Epistemology: William James and the Chinese Traditional Philosophy of Experience. Frontiers of Philosophy in China, v. 14, n. 2, p. 342-356, 2019.

KATO, M. The educational function of Japanese arts: An approach to environmental philosophy. Educational Philosophy and Theory, v. 54, n. 9, p. 1345-1354, 2022.

KNOPPERS, G. N. Those elusive Deuteronomists: The phenomenon of pan-Deuteronomism. Catholic Biblical Quarterly, v. 63, n. 1, p. 178-179, 2001.

MACHADO, C. T.; ANA, A. C. Concept mapping: Benefits and challenges in higher education. The Journal of Continuing Higher Education, v. 68, n. 1, p. 38-53, 2020.

MCKINLEY, J. Eyes on the enterprise: problematising the concept of a teaching-research nexus in UK higher education. Higher Education, v. 81, n. 5, p. 1023-1041, 2021.

MOODY-TURNER, S. Gladys-Marie Fry's Night Riders in Black Folk History: Critical Race Theory and Black Folklore Practice. Journal of American Folklore, v. 135, n. 537, p. 332-337, 2022.

MUHAMETZYANOV, R. R.; ILINA, R. U. The problem of destiny in ancient chinese philosophy. Revista Publicando, v. 5, n. 16, p. 617-622, 2018.

PETERS, M. A. The crisis of international education. Educational Philosophy and Theory, v. 52, n. 12, p. 1233-1242, 2020.

PING, X. I. A. O. On the Characteristics and Laws of the Sinicization of Marxism. Philosophy, v. 12, n. 8, p. 459-464, 2022.

PREMASIRI, P. D. The Alagaddupama Sutta as a Scriptural Source for Understanding the Distinctive Philosophical Standpoint of Early Buddhism. Buddhist Studies Review, v. 35, n. 1-2, p. 111-123, 2018.

ROETZ, H. Huang, Chun-chieh, Konfuzianismus: Kontinuität und Entwicklung: Studien zur chinesischen Geistesgeschichte (Confucianism: Continuity and Development: Studies in Chinese Intellectual History), Edited and translated by Stephan Schmidt, Dao. v. 9, p. 477-480, 2010.

SALLES, R. Compatibilism: Stoic and Modern. Archiv Für Geschichte Der Philosophie, v. 83, n. 1, p. 1-23, 2001.

SAUNDERS JR, F. Truth and Chinese philosophy: A plea for pluralism. Dao, v. 21, n. 1, p. 1-18, 2022.

STICKER, M.; BAKHURST, D. Kant on education and improvement: themes and problems. Journal of Philosophy of Education, v. 55, n. 6, p. 909-920, 2021.

WALDROP, R. Olson, Charles - process and relationship. Twentieth century literature, v. 23, n. 4, p. 467-486, 1977.

ZHANG, W. The Belt & Road Initiative and Its Chinese Traditional Philosophical Root. International Relations, v. 7, n. 3, p. 110-121, 2019.

ZHAO, Z. X.; DUAN, X. X. The Transformation of Higher Education Talent Cultivation Model in the Age of Artificial Intelligence: Basis, Predicament, and Path. Journal of Southwest University for Nationalities: Humanities and Social Sciences Edition, v. 40, n. 2, p. 213-219, 2019.

Received: 20/05/2023 - Approved: 12/07/2023 - Published: 10/01/2024

Publicado

05-01-2024

Como Citar

Avaliação da interação entre a cultura filosófica tradicional chinesa e as ideias de ensino superior. (2024). Trans/Form/Ação, 47(4), e0240055. https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14625