Mente, crenças e redes sociais na internet: uma perspectiva peirciana
DOI:
https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n2.e02400134Palavras-chave:
Mente, Crença, Redes sociais na internet, Agenciamento midiático, C. S. PeirceResumo
Mente é, para Peirce, um sistema de crenças que age para alcançar um determinado propósito. Não apenas Peirce atribui mente a instituições e grupos sociais, mas o desenvolvimento da mente depende da extensão dela além das mentes humanas individuais. Portanto, comunidades ou instituições sociais incorporam hábitos sociais e agem como mentes, com propósitos próprios, fixando crenças de dois tipos: crenças de importância vital e crenças teóricas, que têm relação com o conhecimento e a verdade. Redes sociais, na internet, podem ser vistas como uma complexa mente social composta por indivíduos e suas mídias digitais, as quais englobam gadgets, algoritmos e plataformas. Se as redes sociais na internet atuam de forma a atingir certas crenças, de que tipo elas são? São crenças de importância vital ou crenças teóricas que conduzem ao conhecimento e à verdade? Esses dois tipos de crenças são suficientes para entender os modos de ação das redes sociais na internet?
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Received: 03/04/2023 - Approved: 23/06/2023 – Published: 25/03/2024
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