Mente, crenças e redes sociais na internet: uma perspectiva peirciana

Autores

  • Priscila Monteiro Borges UnB
  • Tarcísio de Sá Cardoso UFBA

Palavras-chave:

Mente, Crença, Redes sociais na internet, Agenciamento midiático, C. S. Peirce

Resumo

Mente é, para Peirce, um sistema de crenças que age para alcançar um determinado propósito. Não apenas Peirce atribui mente a instituições e grupos sociais, mas o desenvolvimento da mente depende da extensão dela além das mentes humanas individuais. Portanto, comunidades ou instituições sociais incorporam hábitos sociais e agem como mentes, com propósitos próprios, fixando crenças de dois tipos: crenças de importância vital e crenças teóricas, que têm relação com o conhecimento e a verdade. Redes sociais, na internet, podem ser vistas como uma complexa mente social composta por indivíduos e suas mídias digitais, as quais englobam gadgets, algoritmos e plataformas. Se as redes sociais na internet atuam de forma a atingir certas crenças, de que tipo elas são? São crenças de importância vital ou crenças teóricas que conduzem ao conhecimento e à verdade? Esses dois tipos de crenças são suficientes para entender os modos de ação das redes sociais na internet?

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Biografia do Autor

Priscila Monteiro Borges, UnB

Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF – Brazil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4573-5807.

Tarcísio de Sá Cardoso, UFBA

Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA – Brazil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1093-5307.

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Received: 03/04/2023 - Approved: 23/06/2023 – Published: 25/03/2024

Publicado

25-03-2024

Como Citar

Borges, P. M., & de Sá Cardoso, T. (2024). Mente, crenças e redes sociais na internet: uma perspectiva peirciana. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 47, e02400134. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14449

Edição

Seção

Vol. 47, n. 2 - Perspectivas femininas no pensamento filosófico (2024)