Pesquisa sobre o modo de treinamento integrado de ensino superior de artes para surdos

Autores

  • Fangfang Liu Suihua University

Palavras-chave:

Estudantes universitários surdos, Ensino superior de artes, Artes e artesanato, Educação integrada

Resumo

Uma das medidas mais significativas do progresso de uma nação, no fornecimento de educação para pessoas com deficiências, bem como uma medida de quão bem seus sistemas de apoio operam e quão longe a sociedade se encontra, em seu desenvolvimento social, é o crescimento do ensino superior para pessoas com deficiências. Os resultados indicaram que os alunos surdos com experiência escolar geral apresentaram melhor adaptabilidade. O modelo de integração era mais adequado para aumentar a conscientização dos alunos surdos sobre a interação social e a adaptabilidade escolar. Ademais, os alunos surdos tinham uma demanda maior por orientação profissional. No entanto, é importante observar que o modelo de treinamento de integração ainda possui espaço para aprimoramentos. Com base nos resultados das referidas pesquisas e nos problemas da prática, o presente artigo apresenta as sugestões e pareceres de contramedidas correspondentes. O artigo sugere que devemos construir um modelo educativo de integração baseado no conceito “trindade”, orientado para talentos socialmente integrados em aplicações artísticas, aperfeiçoar o sistema de gestão da educação de integração, melhorar o sistema de apoio ao aprendizado de estudantes universitários surdos sob a liderança da escola, modificar e reconstruir o sistema curricular de integração das áreas de arte e artesanato e fortalecer o apoio e a orientação da sociedade para a construção de um ambiente de integração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fangfang Liu, Suihua University

School of Art and Design, Suihua University, Suihua, 152000 - China. https://orcid.org/0000-0001-8833-9612.

Referências

AHO, E.; PITKANEN, K.; SAHLBERG, P. Policy Development and Reform Principles of Basic and Secondary Education in Finland since 1968. (Education working paper series), Human Development Network Education, n. 2, p. 166-196, 2010.

BLACKMAN, H. P. Surmounting the Disability of Isolation. School Administrator, n. 49, p. 28-29, 1992.

CHEN, Y. M.; WANG, T. Z. A Review of Research on Higher Education for the Disabled in China - Based on CNKI Database. Modern Special Education, n. 2, p. 21-25, 2016.

DANIEL, L. G.; KING, D. A. Impact of Inclusion Education on Academic Achievement, Student Behavior and Self-Esteem, and Parental Attitudes. The Journal of Educational Research, v. 91, n. 2, p. 67-80, 1997.

DENG, M. A Preliminary Study on the Predicament and Way out of Special Education Teacher Education in China. Modern special education, n. 9, p. 8-11, 2009.

DUVDEVANY, I.; BEN, Z. H.; AMBAR, A. Self-Determination and Mental Retardation: is there an Association with Living Arrangement and Lifestyle Satisfaction. Mental Retardatio, v. 40, n. 5, p. 379-389, 2002.

GARTNER, A.; LIPSKY, D. K. Beyond Special Education: Toward a Quality System for All Students. Harvard Educational Review, v. 57, n. 4, p. 367-396, 1987.

HAIGH, N.; MARTIN, J. Internationalisation of the Curriculum: Designing Inclusive Education for a Small World. Journal of Geography in Higher Education, v. 25, n. 1, p. 49-66, 1993.

JIANG, K.; WU, Y.; LU, L. P. Research on the Development of Integrated Higher Education for the Deaf in the Context of “Internet+”. Educational theory and practice, n. 9, p. 13-15, 2018.

LI, D. Supporting Services for Integrated Higher Education for the Deaf. Chinese Journal of Hearing and Language Rehabilitation Science, n. 3, p. 51-53, 2019.

LI, X. M.; QU, X. Analysis of Higher Education for the Disabled under the Concept of Mass Integration Education. Journal of Beijing Union University, n. 3, p. 28-45, 2008.

LINDSAY, G. Inclusive Education: A Critical Perspective. British Journal of Special Education, v. 30, n. 1, p. 3-12, 2003.

LIU, Z. L.; LIU, X. M.; LI, H. J.; YAO, D. F. A Review of the Research on Higher Education for Hearing Impaired Students in China - Based on CNKI Analysis. China Special Education, n. 3, p. 52-57, 2018.

PANG, W. Research on the Status and Development of Integrated Education for the Disabled in China. Disability Research, n. 4, p. 35-43, 2017.

PATRICIA, A.; MUDGETT, D. C.; JAMES, J.; DE, C.; LIU, Y. F. Higher Education for the Deaf in China: Current Situation. Needs and Suggestions China Special Education, n. 8, p. 12-17, 2007.

PUGACH, M. C.; WARGER, C. L. Curriculum Matters: Raising Expectations for Students with Disabilities. Remedial and Special Education, v. 22, n. 4, p. 194-213, 2001.

REN, M. Q.; HAN, M.; HU, P.; SUN, Y.; HAN, C. C. Research on the Practice of Individualized Education Plan from The Perspective of Higher Inclusive Education for the Deaf Education and Teaching Forum, n. 38, p. 5-6, 2017.

STAUB, D.; PECK, C. A. What are the Outcomes for Nondisabled Students? Educational Leadership. v. 52, n. 4, p. 36-40, 1995.

Received: 27/07/2022

Approved: 27/09/2022

Publicado

07-03-2023

Como Citar

Liu, F. (2023). Pesquisa sobre o modo de treinamento integrado de ensino superior de artes para surdos. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 46(Edição Especial), 47–72. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14329

Edição

Seção

Artigos e Comentários