Percepção do ritmo de vida – filosofia estética na educação musical
DOI:
https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e0240043Palavras-chave:
Música, Educação, Estética, VidaResumo
Como educação estética, a educação musical não precisa apenas transmitir a beleza da arte, mas também é uma forma educativa de transmitir a beleza da vida. Portanto, com base na estética de vida e na conotação de vida da educação, a pesquisa discute a orientação de vida da educação musical multinível a partir de múltiplas perspectivas. Esta pesquisa analisa a estética de vida da música a partir de três aspectos: o limitado e o infinito, a existência cultural do espírito humanista e o isomorfismo do estado de vida. A discussão sobre a conotação da vida educativa parte de três aspectos: sobrevivência, vivência e vida. Nesta base, o artigo integra as duas teorias acima e discute a comunicação subjetiva, a cognição e a experiência emocional cognitiva na educação musical. Através da elaboração básica da visão de vida da educação musical, pode-se constatar que a educação musical visa ajudar os alunos a seguir uma vida repleta de arte, ajudando-os a desenvolver-se harmoniosamente.
Downloads
Referências
ADAMS, D.; BEAUCHAMP, G. Spiritual moments making music in nature. A study exploring the experiences of children making music outdoors, surrounded by nature. International Journal of Children’s Spirituality, v. 24, n. 3, p. 260-275, 2019.
BORUTA, E. V. Russian Philosophy of Music and the Experience of Phenomenological Perception: Synesthesia and Psychodelia. Studia Culturae, v. 54, p. 115-127, 2023.
BRAUN JANZEN, T.; DE OLIVEIRA, B.; VENTORIM FERREIRA, G.; SATO, J.R.; FEITOSA-SANTANA, C.; VANZELLA, P. The effect of background music on the aesthetic experience of a visual artwork in a naturalistic environment. Psychology of Music, v. 51, n. 1, p. 16-32, 2023.
BRENTARI, C. “A collective fixation of meaning”: Susanne K. Langer’s reprise of J. Donovan’s thesis of the festal origin of language. Evolutionary Linguistic Theory, v. 1, n. 2, p.143-161, 2019.
BRESLAUER, S. Nothingness, Fractal of Self & the Evolution of Embodied Pure Consciousness (Part I). Journal of Consciousness Exploration & Research, v. 10, n. 8, p. 675-686, 2019.
DONATO, S. I “poteri” del corpo che danza. Spunti filosofici sulla dimensione simbolica della danza a partire da Susanne Langer e Daniel Stern. Danza e ricerca. Laboratorio di studi, scritture, visioni, v. 12, n. 31, p. 101-120, 2020.
DRIGAS, A.; MITSEA, E. The 8 pillars of metacognition. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), v. 15, n. 21, p. 162-178, 2020.
DVORAK, A. L.; HERNANDEZ-RUIZ, E. Outcomes of a course-based undergraduate research experience (CURE) for music therapy and music education students. Journal of music therapy, v. 56, n. 1, p. 30-60, 2019.
FANG, P. E. Optimization of music teaching in colleges and universities based on multimedia technology. Advances in Educational Technology and Psychology, v. 5, n. 5, p. 47-57, 2021.
FOSSA, P.; PÉREZ, R. M.; MARCOTTI, C. M. The relationship between the inner speech and emotions: Revisiting the study of passions in psychology. Human Arenas, v. 3, n. 2, p. 229-246, 2020.
GAGE, N.; LOW, B.; REYES, F. L. Listen to the tastemakers: Building an urban arts high school music curriculum. Research Studies in Music Education, v. 42, n. 1, p. 19-36, 2020.
GOOD-PERKINS, E. Culturally sustaining music education and epistemic travel. Philosophy of Music Education Review, v. 29, n. 1, p. 47-66, 2021.
GUO, M.; SU, H.; YUE, L. Ecology-focused aesthetic music education as a foundation of the sustainable development culture. Interdisciplinary Science Reviews, v. 45, n. 4, p. 564-580, 2020.
HAN, W. Research on Music Education Philosophical Aesthetic. In: 2019 International Conference on Advanced Education, Service and Management, v. 10, n. 3, p. 536-539, 2019.
HASSENSTEIN, M. J.; AARABI, G.; AHNERT, P.; BECHER, H.; FRANZKE, C.W.; FRICKE, J.; KRAUSE, G.; GLÖCKNER, S.; GOTTSCHICK, C.; KARCH, A.; KEMMLING, Y. Selbst berichtete Infektionen in der NAKO Gesundheitsstudie–Einordnung in die gegenwärtige Forschungslandschaft. Bundesgesundheitsblatt-Gesundheitsforschung-Gesundheitsschutz, v. 63, n. 4, p. 404-414, 2020.
LETLEY, E. Creative States of Mind: Psychoanalysis and the Artist’s Process by Patricia Townsend. Published by Routledge, London and New Yo. British Journal of Psychotherapy, v. 35, n. 4, p. 661-663, 2019.
NIKNAFS, N. Necropolitical Effigy of Music Education: Democracy’s Double. Philosophy of Music Education Review, v. 29, n. 2, p. 174-193, 2021.
ORISHEV, J.; BURKHONOV, R. Project for training professional skills for future teachers of technological education. Mental Enlightenment Scientific-Methodological Journal, v. 2021, n. 2, p. 139-150, 2021.
SABIROVNA, R. S. Analysis of The General State Of Music Education In A Secondary School. Eurasian Journal of Learning and Academic Teaching, v. 1, n. 1, p. 112-116, 2021.
SHEVCHENKO, H.; BEZUHLA, M.; ANTONENKO, T.; SAFONOVA, I. Spiritual Awakening of the Personality as key to Spiritual Security in the Context of Postmodernism. Postmodern Openings, v. 12, n. 1, p. 185-200, 2021.
TAN, L. Reading John Dewey’s art as experience for music education. Philosophy of Music Education Review, v. 28, n. 1, p. 69-87, 2020.
WHITE, R. Schopenhauer, the Philosophy of Music, and the Wisdom of Classical Indian Philosophy. Sophia, v. 60, n. 4, p. 899-915, 2021.
Received: 17/02/2023 - Approved: 27/04/2023 - Published: 10/01/2024
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia da Unesp
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.