Um poder infinito de negação: Blanchot e o humanismo dos anos 1940

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n1.e0240079

Palavras-chave:

Humanismo, Anti-Humanismo, Terror, Maurício Blanchot, Dionys Mascolo

Resumo

“Literatura e direito à morte” é provavelmente o texto mais citado do pensador francês Maurice Blanchot. Durante décadas tem sido discutido por figuras importantes como Emmanuel Levinas, Jacques Derrida ou mesmo o escritor Paul Auster. A sua importância é dupla: por um lado, é muitas vezes considerada uma importante via de acesso ao pensamento literário de Blanchot. Por outro lado, constitui um exemplo substancial da nova recepção de Hegel na França, uma vez terminada a Segunda Guerra Mundial. Embora não haja dúvidas sobre a sua inspiração Kojèvo-Hegeliana e o seu centro no que poderíamos chamar de “experiência literária”, este artigo pretende explorar outra das suas camadas: a sua relação com a discussão em torno do humanismo e do Terror, tão esquecida como central em França no final da década de 1940. Tentaremos, nesse artigo, lançar as bases para uma nova leitura desta peça fundamental da produção de Blanchot.

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Biografia do Autor

  • L Felipe Alarcón, Universidad Diego Portales

    Investigador adjunto del Instituto de Filosofía de la Universidad Diego Portales (UDP), Santiago – Chile. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5631-5787.

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Recibido: 16/02/2023 - Aceptado: 26/05/2023 - Publicado: 13/02/2024

Publicado

08-02-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALARCÓN, L Felipe. Um poder infinito de negação: Blanchot e o humanismo dos anos 1940. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 47, n. 1, p. e0240079, 2024. DOI: 10.1590/0101-3173.2024.v47.n1.e0240079. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14223.. Acesso em: 12 nov. 2024.