Um poder infinito de negação: Blanchot e o humanismo dos anos 1940
DOI:
https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n1.e0240079Palavras-chave:
Humanismo, Anti-Humanismo, Terror, Maurício Blanchot, Dionys MascoloResumo
“Literatura e direito à morte” é provavelmente o texto mais citado do pensador francês Maurice Blanchot. Durante décadas tem sido discutido por figuras importantes como Emmanuel Levinas, Jacques Derrida ou mesmo o escritor Paul Auster. A sua importância é dupla: por um lado, é muitas vezes considerada uma importante via de acesso ao pensamento literário de Blanchot. Por outro lado, constitui um exemplo substancial da nova recepção de Hegel na França, uma vez terminada a Segunda Guerra Mundial. Embora não haja dúvidas sobre a sua inspiração Kojèvo-Hegeliana e o seu centro no que poderíamos chamar de “experiência literária”, este artigo pretende explorar outra das suas camadas: a sua relação com a discussão em torno do humanismo e do Terror, tão esquecida como central em França no final da década de 1940. Tentaremos, nesse artigo, lançar as bases para uma nova leitura desta peça fundamental da produção de Blanchot.
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Recibido: 16/02/2023 - Aceptado: 26/05/2023 - Publicado: 13/02/2024
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