Compreensão, aprendizagem e linguagem: uma crítica à abordagem hermenêutica

Autores

  • Rainri Back dos Santos UnB

Palavras-chave:

Compreensão, Aprendizagem, Experiência, Pré-predicação, Linguagem

Resumo

Este ensaio almeja criticar a concepção de linguagem de Hans-Georg Gadamer, com base na qual ele justifica por que a aprendizagem somente é possível pela conversação. Para Gadamer, a linguagem é fundamentalmente palavra, embora ele considere linguagem formas não verbais de comunicação, como gestos, expressões fisionômicas e olhares. Porém, ele não elabora uma concepção não verbal de linguagem, para explicar por que tais expressões e tantas outras deveriam ser consideradas linguagem. Enfim, os aspectos fundamentais do desenvolvimento dessa crítica podem ser reunidos em um problema relacionado à compreensão e aprendizagem. Uma vez que a linguagem deve ser compreendida e aprendida, se ela é palavra, como é possível aprendê-la antes de dominar a palavra, durante a infância? Para respondê-lo, primeiro, em um exame amplo de ensaios de Gadamer, escritos em cinco décadas, demonstra-se a ausência de uma concepção pré-predicativa de linguagem em seu pensamento. Em seguida, elabora-se um esboço de uma concepção pré-predicativa de linguagem, pela qual se pretende mostrar como é possível aprender a linguagem, antes mesmo de dominar a palavra.

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Biografia do Autor

Rainri Back dos Santos, UnB

Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Brasília, DF – Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4015-3859.

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Recebido: 20/09/2022

Aceito: 07/03/2023

Publicado

15-06-2023

Como Citar

dos Santos, R. B. (2023). Compreensão, aprendizagem e linguagem: uma crítica à abordagem hermenêutica. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 46(3), 201–224. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/13759

Edição

Seção

Artigos e Comentários