Constelação, parataxe e ensaio
os arcanos do pensamento da não identidade
DOI:
https://doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45n4.p33Palavras-chave:
Adorno, Benjamin, Constelação, EnsaioResumo
O propósito deste trabalho consiste na reconstrução dos conceitos de constelação, parataxe
e ensaio no pensamento de Theodor Adorno, no intuito de aproximá-los por afinidade, porém,
demonstrando a maneira que cada qual expressa, dentro de suas especificidades, a insistência de
Adorno em um modelo de pensamento no qual o não idêntico: 1) resiste à subsunção conceitual, ao
se dispor em uma configuração constelatória; 2) não sucumbe a justaposições subordinadas próprias
da linguagem meramente comunicativa; e 3) encontra sua melhor expressão filosófica na forma ensaio.
Para tanto, tomar-se-á como ponto de partida o rearranjo da categoria de constelação como herança
do pensamento de Walter Benjamin, para, em seguida, apresentar a ampliação dessa categoria no
pensamento de Adorno, relacionando-a tanto à concepção de parataxe como à acepção da forma
ensaio, mas visando a entender essas categorias enquanto modo de se pensar filosoficamente, com
vistas à elucidação do lugar do não idêntico no âmbito do pensamento dialético.
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Recebido: 17/04/2022 Aceito: 17/06/2022
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