Por que somos o nosso cérebro: o enativismo posto em questão

Autores

  • Roberto Sá Pereira UFRJ
  • Sérgio Farias de Souza Filho UFRPE
  • Victor Machado Barcellos UFF

Palavras-chave:

Enativismo, Externismo Fenomenal Enativista, Know-How

Resumo

Neste ensaio, defendem-se as seguintes teses: 1- o know-how não é uma forma de saber prático destituído de sentido proposicional; 2- a relação entre cada percepção e o corpo próprio é metafisicamente contingente (os organismos e corpos podem variar, como podem inclusive variar os espaços que ocupam em uma mesma experiência), 3- cabe ao cérebro configurar ou moldar um corpo físico (Körper) em um corpo vivo (Leib) e não o inverso; 4- o externismo fenomenal de base enativista, mesmo na sua forma branda, é empiricamente implausível: a correlação entre o caráter consciente da experiência sensorial com padrões neuronais espaço-temporais é muito mais sistemática e regular do que a correlação com qualquer coisa fora do cérebro. Mas sua forma radical é inteiramente implausível: duplicatas fenomenais não são necessariamente duplicatas de agência; em suma, 5- somos o nosso próprio cérebro que possui um corpo, avatares e artefatos, devidamente configurados e moldados pelo cérebro, e não um corpo que possui um cérebro, dentre outros órgãos.

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Biografia do Autor

Roberto Sá Pereira, UFRJ

Professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ – Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9117-0755.

Sérgio Farias de Souza Filho, UFRPE

Professor Adjunto A da Área de Filosofia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, PE - Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1831-2515.

Victor Machado Barcellos, UFF

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ – Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2269-4923.

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Recebido: 12/09/2022

Aceito: 16/01/2023

Publicado

08-07-2023

Como Citar

Sá Pereira, R., Souza Filho, S. F. de, & Barcellos, V. M. (2023). Por que somos o nosso cérebro: o enativismo posto em questão. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 46, 517–554. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/13711