Por uma Filosofia (da Religião) Criativa: o Problema da Formação Filosófica a partir de uma Analogia com a Música

Autores

  • Agnaldo Cuoco Portugal Universidade de Brasília
  • Clarissa Pimentel Portugal Escola Eleva - UnB

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2023.v46esp1.p23

Palavras-chave:

filosofia como composição, filosofia acadêmica no Brasil, formação para a criatividade, falta, desejo e aprendizagem

Resumo

Este artigo se divide em três partes, a fim de investigar a produção filosófica acadêmica autoral e criativa, no Brasil. Na primeira parte, apresenta-se o desafio da produção autoral em filosofia, no Brasil, a partir do exemplo de iniciativas recentes em filosofia da religião. Na segunda parte, por meio de uma analogia com a música, pretende-se argumentar que a defesa de uma maior valorização da filosofia autoral, no Brasil, não significa desvalorizar o trabalho com história da filosofia, área que aparenta maior predominância na filosofia acadêmica, no país. A terceira parte aborda os desafios para a formação para a autoria filosófica, baseando-se na tríplice fórmula aluno-professor-conhecimento e reconhecendo os aspectos objetivos e subjetivos da aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Agnaldo Cuoco Portugal, Universidade de Brasília

    Professor da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF – Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4513-5374.

  • Clarissa Pimentel Portugal, Escola Eleva - UnB

    Professora da Escola Eleva - (UnB), Brasília, DF – Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2289-6296

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Recebido: 29/08/2022

Aceito: 04/12/2022

Publicado

19-05-2023

Como Citar

PORTUGAL, Agnaldo Cuoco; PIMENTEL PORTUGAL, Clarissa. Por uma Filosofia (da Religião) Criativa: o Problema da Formação Filosófica a partir de uma Analogia com a Música. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 46, p. 23–52, 2023. DOI: 10.1590/0101-3173.2023.v46esp1.p23. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/13679.. Acesso em: 19 nov. 2024.