O Conceito confucionista de “Governança” e seu valor contemporâneo

Autores

  • Dong Xu Shandong Academy of Social Science
  • Jun Wang inan Preschool Education College
  • Weidong Zhao Shandong University

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45esp2.p15

Palavras-chave:

A Escola Confucionista, Pensamento de governança, Valor contemporâneo

Resumo

Governança significa a política e a estratégia adotadas no processo de gestão de um país. Na longa história de mais de dois mil anos, o confucionismo tornou-se o núcleo cultural e a doutrina política da autocracia imperial, e a teoria da “governança de todo o país” contida nele tornou-se uma categoria importante na cultura tradicional chinesa. Deve-se aprofundar na rica conotação do pensamento de governança confucionista e construir um sistema de governança nacional que se adapte à sociedade, à situação geral e ao futuro, por meio de desenvolvimento inovador e transformação criativa, de modo a permitir que a excelente cultura tradicional chinesa retorne à base, para abrir um novo caminho e fazer o passado servir ao presente, fornecendo, assim, importante orientação teórica e referência histórica para o grande rejuvenescimento da nação chinesa.

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Biografia do Autor

  • Dong Xu, Shandong Academy of Social Science

    Ph. D. Institute of Culture, Shandong Academy of Social Science, Jinan 250002 – China.

  • Jun Wang, inan Preschool Education College

    Ph. D. Principal’s Office, Jinan Preschool Education College, Jinan 250307 – China.

  • Weidong Zhao, Shandong University

    Ph. D. Advanced Institute for Confucian Studies, Shandong University, Jinan 250100 – China.

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Received: 16/7/2021 - Accept: 06/12/2021

Publicado

26-04-2022 — Atualizado em 10-06-2022

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

XU, Dong; WANG, Jun; ZHAO, Weidong. O Conceito confucionista de “Governança” e seu valor contemporâneo. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 45, n. Edição Especial 2, p. 15–36, 2022. DOI: 10.1590/0101-3173.2022.v45esp2.p15. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/13224.. Acesso em: 3 dez. 2024.