Apresentação

Autores

  • Luca Bussotti Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Marcos Antonio Alves Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45esp.01.p9

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

O dossiê ora apresentado, intitulado “Filosofias do Sul: entre a África e a América Latina”, tem uma origem certa: Maputo, dezembro de 2019. Um dos editores do dossiê, Luca Bussotti, foi visitar o amigo e colega Severino Ngoenha, Reitor da Universidade Técnica de Moçambique. Severino entregou dois livros a Luca: o Manifesto por uma terceira via, escrito com outro filósofo moçambicano, José Castiano, e Lomuku, o primeiro estudo por ele publicado sobre a sociedade civil de Moçambique, de que os dois haviam falado, ao longo da sua redação. A obra fora lançada naquele mesmo mês, que antecedeu a eclosão da pandemia de COVID-19, no anfiteatro da Universidade Técnica de Moçambique.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luca Bussotti, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Pesquisador no Centro de Estudos Avançados da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE – Brasil. Investigador no Centro de Estudos Internacionais de Lisboa (CEI-ISCTE), Lisboa – Portugal. Docente no curso de Doutorado em Paz, Democracia, Movimentos Sociais e Desenvolvimento Humano da Universidade Técnica de Moçambique (UDM), Maputo – Moçambique.

Marcos Antonio Alves, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

Editor responsável da Trans/Form/Ação: revista de Filosofia da Unesp. Docente no Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, SP – Brasil. Pesquisador CNPq/Chamada Universal.

Downloads

Publicado

2022-01-06 — Atualizado em 2022-06-23

Como Citar

Bussotti, L., & Alves, M. A. (2022). Apresentação. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia, 45, 9–20. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45esp.01.p9