Imagem, existência e autenticidade no contexto dos social media
uma reflexão hermenêutico-fenomenológica
DOI:
https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44dossier.12.p231Palavras-chave:
Filosofia da Técnica/Tecnologia, Heidegger, Ge-stell, Social Media, Imagem da ExistênciaResumo
Neste texto, procurar-se-á defender que os Social Media podem ser compreendidos como
um conjunto de plataformas digitais potenciadoras de uma “imagem da existência” que, mais do que estar sujeita à vontade do seu utilizador, se mostra capaz de nele criar uma ideia de si, assim como do seu “mundo-em-torno”, a qual se encontra já tecnicamente circunscrita. Tomando o pensamento fenomenológico como pano de fundo, reflectir-se-á sobre a dimensão hermenêutica da criação de uma “imagem da existência” que é instaurada através dos Social Media. Procurar-se-á por essa via construir uma problematização fenomenológica do impacto que os Social Media possuem sobre a interpretação do ser humano, delimitando o modo como essas plataformas se revelam capazes de influenciar a concepção que este constrói do “mundo” e da sua própria existência, tornando-as “inautênticas”.
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Recebido: 08/01/2021 - Aceito: 27/2/2021
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