Algumas contribuições de Habermas ao estudo da comunicação pública da ciência

Autores

  • Ana Eliza Ferreira Alvim da Silva Universidade Federal de Lavras
  • José Roberto Pereira Universidade Federal de Lavras
  • Cibele Aguiar Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44n4.02.p21

Palavras-chave:

Comunicação Pública da Ciência, Jürgen Habermas, Participação Social, Decisões Políticas

Resumo

Este ensaio teórico explora três publicações de Jürgen Habermas da década de 1960, nas quais o autor trata da crítica da ciência, da produção do conhecimento e da democratização das universidades. O objetivo foi extrair delas recortes de reflexões que podem contribuir para os estudos da comunicação pública da ciência. Consolidam-se as reflexões em uma representação gráfica que resume os fatores a serem considerados, ao se pensar a prática de comunicação da ciência, na sociedade: a importância de levar em conta os três interesses que movem a produção do conhecimento – técnico, prático e emancipatório –, de promover a autorreflexão das ciências em universidades politizadas e democratizadas, e de haver a mediação da sociedade na interação entre ciência e política, de forma a subsidiar a tomada de decisões com base em interesses sociais. Argumenta-se que as bases para uma ideia de comunicação pública da ciência dialógica – hoje amplamente defendida – despontaram no pensamento do filósofo alemão, em livros publicados há mais de 50 anos, embora essa não fosse sua motivação central, naquele momento.

Referências

BAUER, M. W.; GREGORY, J. From journalism to corporate communication in post-war Britain. In: BAUER, M; BUCCHI, M. (ed.). Journalism, science and society: science communication between news and public relations. New York, NY: Routledge, 2007. p. 33-51.

BRANDÃO, E. Conceito de Comunicação Pública. In: DUARTE, J. (org). Comunicação pública: Estado, Mercado e Interesse Público. São Paulo: Atlas, 2007. p. 1-33.

BURNS, T. W.; O'CONNOR, D. J.; STOCKLMAYER, S. M. Science Communication: A Contemporary Definition. Public Understanding of Science, v. 12, n. 2, p. 183-202, 2003. doi: 10.1177/09636625030122004.

CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Percepção pública da C&T no Brasil. 2019. Brasília, 2019. Retrieved from: https://www.cgee.org.br/web/percepcao.

CRICK, N.; GABRIEL, J. The Conduit Between Lifeworld and System: Habermas and the Rhetoric of Public Scientific Controversies. Rhetoric Society Quarterly, v. 40, n. 3, p. 201-223, 2010. doi: 10.1080/02773941003614464.

DE LIMA, C. M. Agir Comunicativo, Trabalho Imaterial e Sociedade da Informação. In: PINZANI, A; DE LIMA, CM; DUTRA, DV. (org.), O pensamento vivo de Habermas. Florianópolis, SC: Nefipo, p. 99-113, 2009. Retrieved from: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/982.

DIETZ, T. Bringing values and deliberation to science communication. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 110, n. 3, p. 14081-14087, 2013. doi: 10.1073/pnas.1212740110.

ENTRADAS, M. et al. Public communication by research institutes compared across countries and sciences: Building capacity for engagement or competing for visibility? PLoS ONE, Spain, v. 15, n. 7, July 2020. doi: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0235191.

FAIRCLOUGH, N.; FAIRCLOUGH, I. Polytical Discourse Analysis: a method for advanced students. London: Routledge, 2012.

FRIESIKE, S. et al. Setting up crowd science projects. Public Understanding of Science, v. 27, n. 5, p. 515-534, 2016. doi: 10.1177/0963662516678514.

GERMANO, M. G.; KULESZA, W. A. Popularização da Ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 7-25, 2007. doi: 10.5007/%25x.

GREGORY, J. et al. Public engagement of science in the private sector A new form of PR? In: BAUER, M.; BUCCHI, M. (ed). Journalism, science and society: science communication between news and public relations. New York, NY: Routledge, 2007. p. 203-213.

HABERMAS, J. Técnica e ciência como ideologia [Technology and Science as Ideology] (A. Morão, Trans.). Lisboa: Edições 70, 1968.

HABERMAS, J. Conhecimento e interesse [Knowledge and Human Interests] (J. N. Heck, Trans.). Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

HABERMAS, J. Toward a Rational Society: Student Protest, Science and Politics. Cambridge: Polity Press, 1989.

HABERMAS, J. Depois de trinta anos: notas acerca de Conhecimento e Interesse [Nach dreißig Jahren: Bemerkungen zu Erkenntnis und Interesse] (MJ Wesseling, Trans.) Problemata, v. 2, n. 2, p. 332-341, 2011. Retrieved from: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3834919.pdf.

HABERMAS, J. Teoria do Agir Comunicativo (v. 2) [The theory of communicative action] (FB Siebeneichler. Trans.). São Paulo: Martins Fontes, 2012.

JASANOFF, S. A mirror for science. Public Understanding of Science, v. 23, n.1, p. 21-26, 2014. doi: 10.1177/0963662513505509?journalCode=pusa.

KATO-NITTA, N. et al. Understanding the public, the visitors, and the participants in science communication activities. Public Understanding of Science, v. 27, n. 7, p. 857-875, 2018. doi: 10.1177/0963662517723258.

KATZ-KIMCHI, M. Screening Science, producing the nation: popular Science programs on Israeli television 1968-88. Media, Culture & Society, v. 34, n. 5, p. 519-536, 2012. doi: 10.1177/0163443712442699.

MAKAROVS, K.; ACHTERBERG, P. Science to the People: A 32-nation survey. Public Understanding of Science, v. 27, n. 7, p. 876-896, 2018. doi: 10.1177/0963662517754047.

MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C. Science communication in Brazil: A historical review and considerations about the current situation. Academia Brasileira de Ciências, v. 88, n. 3, p. 1577-1595, 2016. doi: 10.1590/0001-3765201620150338.

MENKES, M. As políticas públicas para popularização da ciência no Brasil [Paper presentation]. Simpósio regional de jornalismo científico no Centro-Oeste, Brasília, Brazil, October 2012.

MOLEK-KOZAKOWSK, K. Stylistic analysis of headlines in science journalism: A case study of New Scientist. Public Understanding of Science, v. 26, n. 8, p. 894–907, 2017. doi: 10.1177/0963662516637321?journalCode=pusa.

MYERS, G. Discourse Studies of Scientific Popularization: questioning the boundaries. Discourse Studies, v. 5, n. 2, p. 265-279, 2003. doi: 10.1177/1461445603005002006.

NISBET, M. C.; SCHEUFELE, D. What's next for science communication? Promising directions and lingering distractions. American Journal of Botany, v. 96, n. 10, p. 1767–1778, 2009. doi: 10.3732/ajb.0900041.

NOBRE, H. H.; GIL, P. G. Uma rota para teoria e prática em comunicação pública: a argumentação como luta cívica por reconhecimento, respeito e justiça. In: MARQUES, Â; OLIVEIRA, I. L; LIMA, F. (org.). Comunicação Organizacional: vertentes conceituais e metodológicas. Belo Horizonte: PGCOM UFMG, 2017. v. 2, p. 101-118.

OWENS, S.' Engaging the public': Information and deliberation in environmental policy. Environment and Planning A, v. 32, n. 7, p. 1141-1148, 2000. doi: 10.1068/a3330.

PAES DE PAULA, A. P. Para Além dos Paradigmas nos Estudos Organizacionais: O Círculo das Matrizes Epistemológicas. Cadernos Ebape, v. 14, n. 1, p. 24-46, 2016. doi: 10.1590/1679-395131419.

PIECZKA, M.; ESCOBAR, O. Dialogue and science: Innovation in policy-making and the discourse of public engagement in the UK. Science and Public Policy, v. 40, n. 1, p. 113-126, 2012. doi: 10.1093/scipol/scs073.

RÖDDER, S. Science Media Centres and Public Policy. Science and Public Policy, v. 42, n. 3, p. 387-400, 2015. doi: 10.1093/scipol/scu057.

SILVA, A. E. F. A. A ciência em circulação nas esferas públicas: o jornalismo científico em universidades de Minas Gerais e suas repercussões. 2019. 328 p. (PhD Thesis in Administration) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, 2019.

STILGOE, J.; LOCK, S; WILSDON, J. Why should we promote public engagement with science? Public Understanding of Science, v. 23, n. 1, p. 4-15, 2014. doi: 10.1177/0963662513518154.

Recebido: 22/11/2020 - Aceito: 15/4/2021

Publicado

22-10-2021 — Atualizado em 04-07-2022

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

Algumas contribuições de Habermas ao estudo da comunicação pública da ciência. (2022). Trans/Form/Ação, 44(4), 21-44. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44n4.02.p21