Comentário Quatro teses acerca de Liberdade democrática como desenvolvimento de si, resistência à opressão e à injustiça epistêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2020.v43n3.16.p239

Palavras-chave:

Conceito liberdade democrática, sociedade contemporânea

Resumo

Pretendo, neste ensaio, impulsionada e motivada pela leitura que fiz do artigo do Professor Gustavo Hessmann Dalaqua, lançar quatro teses gerais que interconectam os conceitos tratados no texto. A primeira tese compila uma retomada teórica do conceito de democracia, por meio de uma abordagem que fará com que os leitores, de alguma forma, se sintam situados e colocados frente a frente com os demais conceitos – desenvolvimento de si, resistência à opressão e injustiça epistêmica. A segunda, a terceira e a quarta teses trarão apontamentos sobre esses conceitos, desde uma metodologia relacional, e focalizarão aspectos de intertextualidade, o que pode ser salutar para o tipo de argumentação levada a cabo em um Ensaio como este. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neiva Afonso Oliveira, Universidade Federal de Pelotas/RS

Professora associada da Universidade Federal de Pelotas/RS. Orientadora, na área da Filosofia da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação. 

Downloads

Publicado

2020-09-10

Edição

Seção

Artigos/Articles