Em Busca do(s) deus(es) ausente(s)

O modo de vida populista em Laclau e em Chauí

Autores

  • Benito Eduardo Araujo Maeso Instituto Federal do Paraná - IFPR

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44n4.04.p49

Palavras-chave:

Populismo, América Latina, Brasil, Laclau, Chaui

Resumo

Entender a política latino-americana passa por precisar suas peculiaridades em relação às formas políticas erroneamente tidas como mais desenvolvidas em países hegemônicos. Um conceito-chave neste processo é o de populismo. Para Ernesto Laclau, uma técnica política na qual demandas sociais diversas se cristalizam provisoriamente em uma delas ou na figura de um líder, não dependendo de alinhamentos ideológicos. Já Marilena Chauí observa afinidades concretas entre práticas populistas e questões culturais numa sociedade, tendo foco no chamado “mito fundador” brasileiro e sua presença no imaginário coletivo. Este artigo propõe articulações entre as análises da política latino-americana pelos autores para, a partir disto, ensejar respostas a questões como: por que o populismo parece se ajustar tão bem à realidade do Sul do mundo? Seria ele mais do que sistema de práticas de governo, mas modo de vida expresso nas instituições políticas, econômicas, sociais e culturais das comunidades latino-americanas? Até que ponto a busca de alternativas político-intelectuais ao falso Messias - o governante populista - não recai na lógica messiânica que julga combater?

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Biografia do Autor

  • Benito Eduardo Araujo Maeso, Instituto Federal do Paraná - IFPR

    Pesquisador pós-doc no Departamento de Filosofia da FFLCH da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP – Brasil. Professor de Filosofia do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba, PR – Brasil.

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Recebido: 19/7/2020 - Aceito: 03/5/2021

Publicado

22-10-2021 — Atualizado em 04-07-2022

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

Eduardo Araujo Maeso, Benito. “Em Busca do(s) deus(es) ausente(s): O Modo De Vida Populista Em Laclau E Em Chauí”. Trans/Form/Ação, vol. 44, nº 4, julho de 2022, p. 49-72, https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44n4.04.p49.