Comentário ao artigo "Entre Honneth e Hegel: da liberdade à eticidade em o direito da liberdade” de Polyana Tidre e Inácio Helfe

Autores

  • Vanja Grujic Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Honneth e Hegel

Resumo

A filosofia do direito hegeliano de Axel Honneth pertence à terceira geração da Escola de Frankfurt, na qual o estudo do direito, como na segunda geração (que foi marcada pelas obras de Habermas e Maus) foi desenvolvido fora do Departamento de Direito. O artigo “Entre Honneth e Hegel: Da Liberdade à Eticidade em o Direito da liberdade” põe em foco a definição de Honneth de liberdade social decorrente da Filosofia do Direito (FD), de Hegel. Mais especificamente, o artigo fornece certas leituras integradas de Honneth e Hegel que se mesclam na ideia de eticidade imanente no mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanja Grujic, Universidade de Brasília

Pós-doutoranda na Universidade de Brasília.

Referências

DE BOER, Karin ‘Beyond recognition? Critical reflections on Honneth’s reading of Hegel’s Philosophy of Right’. International Journal of Philosophical Studies, 21(4), 534-558, 2013.

HEGEL, GWH. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis: Vozes, 1992.

HEGEL, GWH. Princípios da filosofia do direito. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

HONNETH, Axel. The pathologies of individual freedom: Hegel’s social thought. Princeton and Oxford: Princeton University Press, 2010.

HONNETH, Axel. O direito da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

MILOVIC, Miroslav. Comunidade da diferença. Rio de Janeiro: Relume Dumará; Ijuí, RS: Unijuí, 2004.

MILOVIC, Miroslav. Política e metafísica. São Paulo: Max Limonad, 2017.

Publicado

2020-06-30 — Atualizado em 2022-07-14

Como Citar

Grujic, V. (2022). Comentário ao artigo "Entre Honneth e Hegel: da liberdade à eticidade em o direito da liberdade” de Polyana Tidre e Inácio Helfe. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 43(2), 247–252. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/10475

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.