Comentário a "Drones, imagem-tempo e o fim do poder soberano"
DOI:
https://doi.org/10.1590/0101-3173.2020.v43n1.14.p251Palavras-chave:
ComentárioResumo
O artigo de Ulysses Pinheiro dá continuidade ao tipo de experimentação filosófica que já se mostrara, de maneira célebre, no projeto em comum de Gilles Deleuze e Félix Guattari, Capitalismo e Esquizofrenia: estabelece relações inusitadas, desloca autores para contextos que lhes eram estranhos, revisita campos estabelecidos para propor novas questões, tal como fizeram os dois autores, há algumas décadas.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Diderot, Brecht, Eisenstein. In: BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p. 85-92.
BERGSON, Henri. Matière e mémoire. In: BERGSON, Henri. Œuvres complètes. Paris: Presses Universitaires de France, 1959. p. 161-382.
BERKELEY, George. An essay towards a New Theory of Vision. In: BERKELEY, George. The Works of George Berkeley. London: Nelson, 1948-57.
BOGUE, Ronald. Deleuze on Cinema. New York, London: Routledge, 2003.
BROOKES, Andrew. Art of the Redemption: Christ of St John of the Cross by Salvador Dali. The Dominican Friars, England, 17 maio 2011. Disponível em: http://english.op.org/godzdogz/art-of-the-redemption-4-christ-of-st-john-of-the-cross-by-salvador-dali. Acesso em: 07 abr. 2017.
CHAMAYOU, Grégoire. Théorie du drone Paris: La Fabrique Éditions, 2013.
CHAMAYOU, Grégoire. A Theory of the Drone. Tradução de Janet Lloyd. New York: The New Press, 2015.
DELEUZE, Gilles. L’image-mouvement. Paris: Les Éditions de Minuit, 1984.
DELEUZE, Gilles. L’image-temps. Paris: Les Éditions de Minuit, 1985.
DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento. Tradução de Stella Senra. São Paulo: Brasiliense, 1990a.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Tradução de Eloisa de Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1990b.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Capitalisme et schizophrénie 1: L’anti-Œdipe. Paris: Les Éditions de Minuit, 1973.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Capitalisme et schizophrénie 2: Mille plateaux. Paris: Les Éditions de Minuit, 1980.
DERRIDA, Jacques. Mémoires d'aveugle. L'autoportrait et autres ruines. Paris: Éditions de la Réunion des musées nationaux, 1990.
DERRIDA, Jacques. Memórias de cego. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2010.
DESCHARNES, Robert. Dalí. New York: Harry N. Abrams, 2003.
FRANCO DE SÁ, Alexandre. O conceito de teologia política no pensamento de Carl Schmitt e o decisionismo como ficção jurídica. Covilhã: LusoSofia, 2009.
HUYSSEN, Andreas. Present Pasts: Media, Politics, Amnesia. Public Culture, Nova York, v. 12, n. 1, p. 21-38, 2000.
NOYS, Benjamin. Drone Metaphysics. Culture Machine, Mumbai, v. 16, p. 1-22, 2015. Disponível em: www.culturemachine.net. Acesso em: 07 abr. 2017
PATTON, Paul. Deleuze and the Political. New York: Routledge, 2000.
SCHMITT, Carl. Political Theology II. The Myth of the Closure of Any Political Theology. Tradução de Michael Hoelzl e Graham Ward. Malden: Polity Press, 1970.
SCHMITT, Carl. Politische Theologie. Vier Kapitel zur Lehre von der Souveränität. Achte Auflage. Berlin: Duncker & Humblot, 2004.
SCHMITT, Carl. O nomos da Terra no direito das gentes do jus publicum europæum. Tradução de Alexandre Franco de Sá [et al.]. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2014.
VERTOV, Dziga. Articles, Journaux, Projets. Traduction et notes par Sylviane Mossé et Andrée Robel. Paris: Union générale d'éditions, 1972.
VIRILIO, P. Guerre et cinéma. Paris: Cahiers du Cinéma; Éditions de l'Étoile, 1984.
VIRILIO, P. War and Cinema: The Logistics of Perception. Trans. P. Camiller. London: Verso, 1989.
ZOURABICHVILI, François. The Eye of Montage: Dziga Vertov and Bergsonian Materialism. In: ZOURABICHVILI, François. The Brain is the Screen. Deleuze and the Philosophy of Cinema. Editado por Gregory Flaxman. Minneapolis, London: University of Minnesota Press, 2000. p. 141-152.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.