PERCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E SEUS FAMILIARES: UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2023.v24n2.p280-297

Palavras-chave:

Educação física, inclusão, pessoa com deficiência, Atividade física adaptada

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as percepções sobre a participação na educação física de um estudante com deficiência e seu familiar. Na coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada. Participaram do estudo um indivíduo com deficiência física que frequentou recentemente à escola e a sua mãe. Como resultado, foi possível identificar, por meio dos relatos, a participação do estudante na maioria das atividades, contribuindo para a melhor relação com os colegas e o desenvolvimento do senso de pertencimento e autonomia. Os relatos indicaram que a participação nas aulas de educação física desenvolveu a independência e diminuiu a superproteção familiar. Em relação à disciplina da educação física, os participantes enfatizaram a preparação do professor e as adaptações das atividades para a participação de todos os estudantes como essenciais a participação ativa. Sendo assim, a participação ativa nas aulas de educação física relaciona-se com a inclusão do estudante, desenvolvendo sua autonomia e autoestima, melhorando suas relações sociais e qualidade de vida.

Recebido em: 07/09/2023

Reformulado em: 23/11/2023

Aceito em: 24/11/2023

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AGUIAR, J.P; DUARTE, E. Educação inclusiva: um estudo na área da educação física. Rev. bras. educ. espec. Bauru - SP, v. 11, n. 2, 2005.

ALTMANN, H. Educação física escolar: relações de gênero em jogo. v. 11, São Paulo: Cortez, 2015.

ALMEIDA, M.A.B; GUTIERREZ, G.L; MARQUES, R. Qualidade de vida: definição, conceitos e interfaces com outras áreas de pesquisa. 1ª ed. São Paulo: Godoi Trigo, 2012.

ALVES, M.L.T; DUARTE, E. A percepção dos alunos com deficiência sobre sua inclusão nas aulas de Educação Física escolar: um estudo de caso. Rev. Bras. Educ. Física e Esporte, São Paulo, v. 28, n. 2, Apr-Jun, 2014.

ALVES, M.L.T; FIORINI, M.L.S; Como promover a inclusão nas aulas de educação física? A adaptação como caminho. Rev. Assoc. Bras. Ativ. Mot. Adapt., Marília, v.19, n.1, p. 03-16, Jan./Jun., 2018.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC, 136 f., 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf

BONETI, R.V.F. A Escola como lugar de integração (ou segregação) das crianças portadoras de deficiência intelectual. Rev. Educação em Questão, Rio Grande do Norte, v. 6, n. 1, p. 112-127, 1996.

BRASIL.MEC. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf

BRASIL. Lei nº 13.146, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, 7 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRACHT, V. Esporte na escola e esporte de rendimento. Rev. Movimento, Porto Alegre, v. 6, n. 12, 2000

BROTTO, A.M; ROSANELI, C.F; PILOTO, R.F. Identificação e pertencimento: a importância de construir laços que aproximam pessoas com doenças raras. Rev. Apae Ciência. Brasília, v. 13, nº 1, p. 13-16, 2020.

BIDUSKI, G.M; LUNARDI, M.; ROSSATO, M; BERTOLI, J; FREITAS, C.R; SERON, B.B. Barreiras e facilitadores percebidos por pessoas com deficiência praticantes de esportes. Revista Kinesis, Santa Maria, v. 39, p. 1-13, 2021.

CARDOSO, V.D; PALMA, L.E; ZANELLA, A.K. A motivação de pessoas com deficiência para a prática do esporte adaptado. Revista Digital - Buenos Aires. Ano 15, n. 146, 2010. Disponível em: https://efdeportes.com/efd146/a-motivacao-para-esporte-adaptado.htm

CHACON, M.C.M. Aspectos relacionais, familiares e sociais da relação pai-filho com deficiência física. Revista Brasileira de educação especial. Marília ,v.17, n. 3, 2011.

DARIDO, S.C. Ensinar/aprender educação física na escola: influências, tendências e possibilidades. In: DARIDO, S.C.; MAITINO, E. M. (Org.). Pedagogia cidadã: Cadernos de formação: Educação Física. São Paulo: UNESP, 2004.

FARQUHAR, M. Definitions of quality of life: a taxonomy. Journal of Advanced Nursing, v.22, p.502- 508, 1995

FIGUEIREDO, P.RP; MANCINI, M.C; BRANDAO, M.B. Vai jogar? Fatores que influenciam a participação de adolescentes com paralisia cerebral na Educação Física Escolar. Rev. Movimento, Porto Alegre, v. 24, 2019

FONSECA, M.P.S; CARDOZO, L.F. Processos de inclusão/exclusão: percepções sobre a educação física escolar infantil. Cadernos de aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021

GASPARY, F.L; PALMA, L.E. Educação Física e inclusão: perspetivas a partir da percepção de alunos com deficiência. 31 f. Especialização (Especialização em educação física escolar), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2010.

GOMES, R.T; GOMES, C.G. Inclusão escolar: carências e desafios da formação e atuação profissional. Rev. Educação Especial, Santa Maria, v. 26, n. 45, p. 109-123, 2013

HANSEL, A.F.; ZYCH, A.C; GODOY, M.A.B. Fundamentos da educação inclusiva. Paraná: Gráfica Unicentro, 2014. Disponível em: https://docplayer.com.br/20071549-Fundamentos-da-educacao-inclusiva.html

HARTMAN, C.M; BARROS, S,S,H; ANDRADE, M.L.S.S; NASCIMENTO, J.V; NAHAS, M.V; BARROS, M.V.G. Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas a atividade física em adolescentes. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v. 27, n. 4, p. 623-631, 2013.

HEREDERO, E.S. A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 32, n. 2, p. 193-208, 2010.

KRUG, H.N; KRUG, R.R; KRUG, M.M. Docência e inclusão: Os desafios e sentimentos de professores de educação física na educação básica. Revista de estudos aplicados em educação, São Caetano do Sul, v. 4, n. 7, 2019

KROEFF, P. A pessoa com deficiência e o sistema familiar. Revista Brasileira de Terapia de Família, Goiânia, v. 4, n. 1, p. 67-84, 2012

LAPLANE, A. Uma análise das condições para a implementação de políticas de educação inclusiva no Brasil e na Inglaterra. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 689-715, 2006.

LENHARD.G.R; MANTA, S.K; PALMA, L.E. A prática de atividade física na história de vida de pessoas com deficiência física. Revista educação física, UEM-Maringá, v. 23, n. 1, 2012

LIMA, F.J; SILVA, F.T.S. Barreiras Atitudinais: Obstáculos às pessoas com deficiência na escola. In: SOUZA, O.S.H(Org.). Itinerários da Inclusão escolar: Múltiplos olhares, saberes e práticas, Porto Alegre: Editora ULBRA, 2008

LOURENÇO, E. Conceitos e práticas para refletir sobre a educação inclusiva.1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016

MANTOAN, M.T.E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2003

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e educação. Bauru, v. 9, n. 2, 2003.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. rev. Unijuí, Ijuí, v. 2, 2011.

MORICONI, L.V. Pertencimento e identidade, 2014, 52 f., Dissertação (Trabalho de conclusão de curso de Pedagogia). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

MUNSTER, M.A.V. Inclusão de estudantes com deficiências em programas de educação física: adaptações curriculares e metodológicas. Revista da Sobama, Marília, v.14, n.2, p.27-34, 2013.

MONTEIRO, A.P.H; MANZINI, E.J. Mudanças nas concepções do professor do ensino fundamental em relação a inclusão após a entrada de alunos com deficiência em sua classe. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.14, n.1, p. 35-52, Jan.-Abr, 2008.

NACIF, M.F.P; FIGUEIREDO, D.H; NEVES, C.M; MEIRELLES; J.F.F; FIGUEIREDO, D.H; PEDRETTI, A; PEDRETTI, A; FERREIRA, M.E.C. Educação Física Escolar: Percepções dos alunos com deficiência. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 22, n. 1, p. 111-124, Jan.-Mar., 2016

PALMA, L.E; LEHNHARD, G.R. Aulas de educação física e inclusão: um estudo de caso com a deficiência física. Revista Educação Especial, vol. 25, núm. 42, p. 115-126, 2012

PESSOA, M.P; A relação da pratica de atividade com a imagem e estima corporal de pessoas com deficiência física. 70 f. Dissertação (Mestrado em saúde, sociedade e endemias na Amazônia), Universidade Federal do Amazonas, Manaus - AM, 2020

RECHINELI, P.M; PORTO, E.T.R; MOREIRA, W.W. Corpos deficientes, eficientes e diferentes: uma visão a partir da educação física. Revista bras. educ. especial, v. 14, n. 2, 2008.

REGIS, R.C.L; KABENGELE, D.C. A pessoa com deficiência e o acesso a educação: uma política para equidade. Perspec. Dial.: Rev. Educ. e Soc., Naviraí, v. 5, n. 9, p. 3-18, 2018

SASSAKI, R. K. Inclusão: o paradigma do século 21. Revista Inclusão. v. 1, n.1, p.19-23, Brasília, 2005.

SEABRA JUNIOR, M.O. Estratégias de ensino e recursos pedagógicos para o ensino do aluno com deficiência visual na atividade física adaptada. 2008, 126 f. Dissertação (Tese de Doutorado em educação), Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008.

SERON, B.B; ARRUDA, G.A; GREGUOL, M. Facilitadores e barreiras percebidas para a prática de atividade física por pessoas com deficiência motora. Rev. Bras Ciênc Esporte, v. 37, n. 3, p. 214-221, 2015.

SILVA, G.G; SILVEIRA, J.R; MARQUES, A.C. Inclusão, formação e educação física: uma análise nas perspectiva dos professores. Revista Pensar a prática, Goiás, v. 25, 2022.

SILVA, R.S; SILVA, I; SILVA, R.A; SOUZA, L; TOMASI, E. Atividade física e qualidade de vida. Rev. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, nº 2, p. 115-120, 2010.

SOUSA, I.V. Educação inclusiva no Brasil: História, gestão e políticas. Coleção Educação Inclusiva no Brasil, Jundiaí – SP, 2019

SOUTO, M.C.D; LIMA, M.G; SILVA, V.F; HENRIQUE, J. Integrando a Educação Física ao Projeto Político Pedagógico: perspectiva para uma educação inclusiva. Revista Motriz, Rio Claro-SP, v.16, n. 3, 2010.

TERRA, R.N; GOMES, C.G. Inclusão escolar: carências e desafios da formação e atuação profissional. Revista Educação Especial, Santa Maria, vol. 26, núm. 45,p. 109-123, 2013

VENCATO, L. da S.; WENDLING, M. I. A percepção da família sobre o desenvolvimento da autonomia nas pessoas com deficiência intelectual. Revista Universo Psi, Taquara, v. 1, n. 1, p. 1-25, 2019.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

ZIBELL, João Vitor; VIANA, Luciana Erina Palma. PERCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E SEUS FAMILIARES: UM ESTUDO DE CASO. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 24, n. 2, p. 280–297, 2023. DOI: 10.36311/2674-8681.2023.v24n2.p280-297. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/15096.. Acesso em: 24 nov. 2024.