Esta es un versión antigua publicada el 2024-06-14. Consulte la versión más reciente.

O CENTRO DE REFERÊNCIA PARALÍMPICO NA FACULDADE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA - FEFD: UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Glauber Henrique de Almeida Souza Universidade Federal de Goiás
  • Vanessa Helena Santana Dalla Déa Docente da Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2024.v25n1.p101-122

Palabras clave:

Centro de Referência Paralímpico, Pessoas com deficiências, Esportes paralímpicos

Resumen

O presente estudo visa analisar quais são os benefícios que o Centro de Referência Paralímpico (CRP) tem proporcionado para as pessoas com deficiência que praticam natação através desse projeto. O estudo foi realizado através de coleta de dados a partir de entrevistas semiestruturadas e diários de campo, realizados em um dos núcleos do CRP, em Goiânia, localizado na Universidade Federal do Estado de Goiás-UFG. Participaram da entrevista oito alunos, sendo quatro do sexo masculino e quatro do sexo feminino, alguns responsáveis também participaram da entrevista. Por meio de questões abertas norteadoras que tinham o intuito de dar liberdades para eles opinarem subjetiva e livremente, objetivando compreender sobre sua percepção de bem-estar e saúde, e se a entrada no projeto trouxe benefícios nos aspectos citados. Após a análise das informações obtidas, foi possível perceber que as práticas de esportes para as pessoas com deficiência não ajudam apenas nas questões físicas, mas também nas emocionais e sociais. Nesse sentido, é possível concluir que um ambiente acolhedor faz muita diferença durante o processo de ensino aprendizagem de esportes paralímpicos.

Recebido em: 12/03/2024

Reformulado em: 07/05/2024

Aceito em: 07/05/2024

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ANDRADE, A.; BRANDT, R. A psicologia do esporte aplicada a atletas portadores de necessidades especiais: reflexões epistemológicas, filosóficas e práticas. Revista digital, Buenos Aires, v. 13, n. 121, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/artigos/ANDRADE_ALEXANDRO.pdf. . Acesso em: 07 maio 2024.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei 11.438/2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11438compilado.htm. Acesso em: 15 out. 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em 15 out. 2022.

BRASIL. Lei 10.264/2001. Disponível em: http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%2010.264-2001?OpenDocument. Acesso em: 15 out. 2022.

CÂMARA, R. H. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais, Rev. Interinst. Psicol., Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 179-191, jul. 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202013000200003&lng=pt&nrm=iso . acesso em: 17 dez. 2022.

CARDOSO, V. D.; BASTILHA, R.R.; NICOLETTI, L. P. Imigrantes venezuelanos com deficiência: O Festival Paralímpico como facilitador no acesso à saúde. Saúde e Desenvolvimento Humano, [s. l.], 28 jun. 2021. DOI http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v10i2.8128. Acesso em: 14 dez. 2022.

CENTRO PARALÍMPICO BRASILEIRO. Coordenação dos Centros de Referência do CPB. Projeto centros de referência: Manual de Procedimentos. São Paulo, 10 ago. 2019. Disponível em: https://www.cpb.org.br/conteudo/detalhe/39/centro-de-referencia. Acesso em: 23 out. 2022.

DALLA DÉA, V. H. S.; ROCHA, C. Visibilidade do esporte e atleta paralímpico. Goiânia: UFG, 2019.

DIAS, N. F.; PRADO JÚNIOR, M. V. do. Natação adaptada: análise da função pulmonar de pessoas com deficiência. Sobama, Marília, v. 17, n. 1, p. 25-30, 2016. DOI: https://doi.org/10.36311/2674-8681.2016.v17n1.05.p25. Acesso em: 7 jan. 2023.

FREGOLENTE, G.; PRADO JUNIOR, M. V. do A Inclusão da natação na vida da pessoa com deficiência: uma análise a partir da teoria ecológica do desenvolvimento. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 16, n. 1, 2015. DOI: https://doi.org/10.36311/2674-8681.2015.v16n01.4969. Acesso em: 3 jan. 2023.

GARCIA, M. K.; JOARES, E. C.; SILVA, M. A.; BISSOLOTTI, R. R.; OLIVEIRA, S.; BATTISTELLA, L. R. Conceito Halliwick inclusão e participação através das atividades aquáticas funcionais. Acta Fisiátr. v. 19, n. 2, p. 142-50, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/103706. Acesso em: 3 jan. 2023.

GIL, M. E. A. Inclusão digital e inclusão social: o papel da acessibilidade. In: OMOTE, Sadao. (org.). Inclusão: intenção e realidade. Marília: Fundepe, 2004. p. 159-166. DOI: https://doi.org/10.36311/2004.85-98176-02-8.p159-166. Acesso em: 2 de jan. 2023.

GRASSELI, S. de M.; PAULA, A. H. Aspectos teóricos da atividade aquática para deficientes. Revista Digital, 2002. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd53/aquat.htm#google_vignette, Acesso em: 7 jan. 2023.

LABRONCI, R. H. D. D. et al. Esporte como fator de integração do deficiente físico na sociedade. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 58, n. 4, p. 1092-1099, dez. 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0004-282X2000000600017. Acesso em: 6 jan. 2023.

MAYER, S. M.; DA CUNHA TRINDADE, L. V.; ELESBÃO, H.; BORFE, L. Projeto Piracema - natação para pessoas com deficiência: um relato de experiência. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 343–348, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p343. Acesso em: 2 jan. 2023.

NAZAR, T. P.; GOMES NASCIMENTO, L. C.; P. SCHULLER, J. A.; LOBO BITTAR, C. M.; MARQUES TONELLO, M. G. O ensino na natação: Utilização de tutores para treinos em atletas com deficiência física. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 38- 57, 2019. DOI: 10.36524/dect.v6i04.178. Acesso em: 2 jan. 2023.

PEREIRA, V. de A.; GARCEZ, E. M. Aspectos emocionais da paralisia cerebral na natação adaptada. EFDeportes.com. Revista Digital. Buenos Aires, v. 15, n. 148, set. 2010. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd148/paralisia-cerebral-na-natacao-adaptada.htm. Acesso em: 5 jan. 2023.

ROCHA, J. P. da S.; NICOLETTI, L. P., SANTOS NETO, S. C. dos; CARDOSO, V. D. Projeto centro de referência paralímpico de Roraima: contribuições para a iniciação paralímpica. Revista Extensão & Cidadania, v. 9, n. 15, p. 64-73, 2021. https://doi.org/10.22481/recuesb.v9i15.8630

SANTOS, F. M. dos. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 383-387, 2012. DOI: 10.14244/%19827199291. Acesso em: 18 dez. 2022.

YIN, R. K. Estudo de caso: desenho e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 1994.

Publicado

2024-06-14

Versiones

Cómo citar

SOUZA, Glauber Henrique de Almeida; DALLA DÉA, Vanessa Helena Santana. O CENTRO DE REFERÊNCIA PARALÍMPICO NA FACULDADE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA - FEFD: UM ESTUDO DE CASO. Revista de la Asociación Brasileña de Actividad Motora Adaptada , Marília, SP, v. 25, n. 1, 2024. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/15734.. Acesso em: 21 nov. 2024.