O ESTÁGIO NA ÁREA DE NATAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: NARRATIVAS DOS ESTAGIÁRIOS

Autores/as

  • Jorge Marcos Ramos Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2024.v25n1.p37-56

Palabras clave:

Atividade Motora Adaptada, Natação Adaptada, Pessoas com Deficiência, Estágio Supervisionado

Resumen

Historicamente a falta de professores e o aumento da necessidade desse profissional fizeram com que diversas políticas relacionadas à ampliação do acesso à educação superior fossem apresentadas sem o devido controle na qualidade dos cursos de formação docente. Além disso, o pouco contato com o dia a dia do ser professor proporciona dificuldades e dúvidas para os recém-formados. Nesse sentido, a vivência prática do estágio passa a ser uma oportunidade de aprender a lidar com a complexidade inerente ao desenvolvimento de aulas. O objetivo deste trabalho é apresentar a opinião dos estagiários em relação à participação no estágio e investigar seu papel na formação inicial. Do tipo qualitativa, a pesquisa foi realizada por meio da análise das narrativas de 16 ex-estagiários do Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André, que oferece aulas de natação para pessoas com deficiência. Para os participantes, o estágio contribuiu de maneira significativa em sua formação profissional e pessoal, principalmente no que se refere à prática de atividades físicas para pessoas com deficiência.

Recebido em: 07/02/2024

Reformulado em: 25/03/2024

Aceito em: 25/03/2024

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Publicado

2024-03-27 — Actualizado el 2024-04-12

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RAMOS, Jorge Marcos. O ESTÁGIO NA ÁREA DE NATAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: NARRATIVAS DOS ESTAGIÁRIOS. Revista de la Asociación Brasileña de Actividad Motora Adaptada , Marília, SP, v. 25, n. 1, p. 37–56, 2024. DOI: 10.36311/2674-8681.2024.v25n1.p37-56. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/15595.. Acesso em: 21 nov. 2024.