THE INTERNSHIP IN THE SWIMMING AREA FOR PEOPLE WITH DISABILITIES: INTERNS’ NARRATIVES

Authors

  • Jorge Marcos Ramos Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2024.v25n1.p37-56

Keywords:

Adapted Motor Activity, Adapted Swimming, Disabled People, Supervised Internship

Abstract

Historically, the lack of teachers and the increased need for this profession meant that several policies related to expanding access to higher education were presented without due control over the quality of teacher training courses. Furthermore, little contact with the day-to-day life of being a teacher creates difficulties and doubts for recent graduates. In this sense, the practical experience of the internship becomes an opportunity to learn how to deal with the complexity inherent in developing classes. The objective of this work is to present the opinion of interns regarding participation in the internship and investigate their role in initial training. Qualitative research was conducted by analyzing the narratives of 16 former interns from the Adapted Swimming Support Center of Santo André, which offers swimming classes for people with disabilities. For the participants, the internship contributed significantly to their professional and personal training, especially concerning the practice of physical activities for people with disabilities.

Received: 2024/03/07

Reformulated: 2024/03/25

Accepted: 2024/03/25

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANDRADE, R. C. R.; RESENDE, M. R. Aspectos legais do estágio na formação de professores: uma retrospectiva histórica. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 1, n. 2, p. 230-252, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/ojs/educacaoemperspectiva/article/

viewFile/6474/2653. Acesso em: 10 dez. 2023.

AZEVEDO, M. A. R. Os saberes de orientação dos professores formadores: desafios para ações tutoriais emancipatórias. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: www.teses.usp.br/

teses/disponiveis/48/48134/tde-17052009-190433/en.php. Acesso em: 10 jan. 2024.

BETTI, M. Educação física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (16 de julho de 1934). Rio de Janeiro: Presidência da República, 1934. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/

constituicao/constituicao34.htm. Acesso em: 10 jan. 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/

constituicaocompilado.htm. Acesso em: 30 jan. 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 24 de janeiro de 1967. Brasília, DF: Presidência da República, 1967. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/

constituicao/constituicao67.htm. Acesso em: 15 jan. 2024.

BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 10 de novembro de 1937. Rio de Janeiro: Presidência da República, 1937. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/

Constituicao/Constituicao37.htm. Acesso em: 10 jan. 2024.

BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827. Manda crear escolas de primeiras letras em todas as cidades, villas e logares mais populosos do Imperio. Coleção de Leis do Império do Brasil, Rio de Janeiro, v. 1, p. 71, pt. I, 1827. Disponível em: www2.camara.leg.br/legin/fed/lei_sn/

-1899/lei-38398-15-outubro-1827-566692-publicacaooriginal-90222-pl.html. Acesso em: 10 dez. 2023.

BRASIL. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes [...]. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/

_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 18 jan. 2024.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Portaria n. 1.793, de dezembro de 1994. Brasília, DF: Ministério da Educação e do Desporto, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port1793.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Nota Técnica n. 003/2010. Brasília, DF: MEC, 2010. Disponível em: www.confef.org.br/extra/revistaef/arquivos/2010/N38_DEZEMBRO/

_O_SISTEMA_INFORMA.pdf. Acesso em: 10 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CFE n. 3, de 16 de junho de 1987. Fixa os mínimos de conteúdos e duração a serem observados nos cursos de graduação em Educação Física (Bacharelado e/ou Licenciatura Plena). Brasília, DF: MEC/CFE, 1987. Disponível em: www.crefsp.gov.br/portal-da-transparencia/legislacao/leis/resolucao-cfe-no-3,-de-16-de-junho-de-1987. Acesso em: 15 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: MEC/CNE, 2015. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22015.pdf?query=LICENCIATURA. Acesso em: 20 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: MEC/CNE, 2019. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22019.pdf. Acesso em: 18 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 6, de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Brasília, DF: MEC/CNE, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/

docman/dezembro-2018-pdf/104241-rces006-18/file. Acesso em: 2 fev. 2024.

CASTELLANI FILHO, L. A educação física no Brasil: a história que não se conta. 18. ed. Campinas: Papirus, 2010.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. 2. ed. rev. Uberlândia: EDUFU, 2015.

CRUZ, G. C.; GLAT, R. Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura. Educar em Revista, Curitiba, n. 52, p. 257-273, 2014. Disponível em: www.scielo.br/j/er/a/zKXfJ8TbsjLvvYjnNzQbx7K/?lang=pt&format=html. Acesso em: 20 fev. 2024.

DAÓLIO, J. Fenômeno social esporte na formação profissional em educação física. Revista da Educação Física, Maringá, v. 9, n. 1, p. 111-115, 1998. Disponível em: http://eduem.

uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/viewFile/3852/2646. Acesso em: 5 fev. 2024.

DOURADO, L. F. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 131, p. 299-324, 2015. Acesso em: www.scielo.br/j/es/a/

hBsH9krxptsF3Fzc8vSLDzr/?format=html&lang=pt. Acesso em: 5 fev. 2024.

FREITAS, S. C.; MOLINA, A. A. Estado, políticas públicas educacionais e formação de professores: em discussão a nova resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Pedagogia em Foco, Iturama, v. 15, n. 13, p. 62-81, 2020. Disponível em: https://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/506. Acesso em: 28 jan. 2024.

GATTI, B. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, Curitiba, n. 50, p. 51-67, 2013. Disponível em: www.scielo.br/j/er/a/

MXXDfbw5fnMPBQFR6v8CD5x/?lang=pt&format=html. Acesso em: 10 fev. 2024.

GHEDIN, E.; ALMEIDA, M. I.; LEITE, Y. F. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília, DF: Líber Livro, 2008.

GONDRA, J. G.; SCHUELER, A. F. M. Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.

GORZONI, S. P.; DAVIS, C. O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1396-1413, 2017. Disponível em: www.scielo.br/j/cp/a/wQ9fQZq8sDY9cnSng5fxVFd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2024.

HYPÓLITO, A. M. BNCC, agenda global e formação docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 187-201, 2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/995/pdf. Acesso em: 14 fev. 2024.

LARROSA BONDÍA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: www.redalyc.org/pdf/275/27501903.pdf. Acesso em: 28 jan. 2024.

METZNER, A. C.; RODRIGUES, W. A. Educação física escolar brasileira: do Brasil império até os dias atuais. Revista Fafibe online, Bebedouro, v. 4, n. 4, mar. 2011. Disponível em: www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/16/30032011211147.pdf. Acesso em: 10 dez. 2023.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORIN, E. Complexidade e transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal: EDUFRN, 1999.

MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4843. Acesso em: 10 dez. 2023.

NÓVOA, A.; VIEIRA, P. Um alfabeto da formação de professores. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, n. 2, p. 21-49, 2017. Disponível em: www.criticaeducativa.ufscar.br/

index.php/criticaeducativa/article/view/217. Acesso em: 28 dez. 2023.

RAMOS, J. M. Fragmentos das trajetórias de vida de professores de Educação Física: aproximações da atuação com a pessoa com deficiência. São Paulo: Dialética, 2023.

RAMOS, J. M.; AZEVEDO, A. B. Caminhando para a inclusão: narrativa de vida de uma professora de Educação Física e a pessoa com deficiência. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, Marília, v. 22, n. 2, p. 277-294, 2021. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/204811. Acesso em: 10 jan. 2024.

RAMOS, J. M.; TAVARES, S. M. N. Educação física EAD e a formação do saber fazer: profissionalização ou improvisação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 22.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 9., 2021, [online]. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2021a. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2021/9conice/paper/view/14560 Acesso em: 10 dez. 2023.

RAMOS, J. M.; TAVARES, S. M. N. Financiamento da educação e o gasto por aluno: entre avanços e recuos. Cadernos de Educação, São Paulo, v. 20, n. 40, p. 61-82, 2021b. Disponível em: www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/cadernosdeeducacao/

article/view/1036273/0. Acesso em: 10 dez. 2023.

RAMOS, J. M.; WINCKLER, C.; BUCIOLI, S. A. Educação inclusiva na perspectiva dos professores de educação física do município de Santo André. Conexões, Campinas, v. 14, n. 2, p. 1-16, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/

conexoes/article/view/8645959. Acesso em: 7 dez. 2023.

SILVA, A. A. P.; ORTIGÃO, M. I. R. O curso de Pedagogia e os retrocessos na legislação educacional: uma ofensiva às possibilidades de formação crítica. Série-Estudos, Campo Grande, v. 25, n. 55, p. 95-116, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?

pid=S2318-19822020000300095&script=sci_arttext. Acesso em: 10 jan. 2024.

SILVA, R. F.; SEABRA JÚNIOR, L.; ARAÚJO, P. F. Educação Física Adaptada no Brasil: da história à inclusão educacional. São Paulo: Phorte, 2008.

SOUZA, E. C. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 22-39, jan./abr. 2006. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/

view/8285. Acesso em: 28 dez. 2023.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 61-88, maio/ago. 2000. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/

n14a05.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.

TARDIF, M. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, 2013. Disponível em: www.scielo.br/j/es/a/LtdrgZFyGFFwJjqSf4vM6vs/. Acesso em: 4 fev. 2024.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2008.

Published

2024-03-27 — Updated on 2024-04-12

Versions

How to Cite

RAMOS, Jorge Marcos. THE INTERNSHIP IN THE SWIMMING AREA FOR PEOPLE WITH DISABILITIES: INTERNS’ NARRATIVES. JOURNAL OF THE BRAZILIAN SOCIETY FOR ADAPTED MOTOR ACTIVITY, Marília, SP, v. 25, n. 1, p. 37–56, 2024. DOI: 10.36311/2674-8681.2024.v25n1.p37-56. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/15595.. Acesso em: 21 nov. 2024.