EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA EM QUADRINHOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2022.v23n1.p53-64Palabras clave:
Quadrinhos; Inclusão; Atividade Motora Adaptada; DeficiênciaResumen
Esse estudo sugere uma possibilidade educacional a partir da afinidade que existe na relação da Educação Física Adaptada (EFA) e os Quadrinhos. Seu objetivo é descrever a utilização dos Quadrinhos como forma de difundir o esporte destinado a pessoas com deficiência por acadêmicos de Educação Física em formação. É portanto, um estudo em que se descreve o ensino, de forma qualitativa, apresentando um relato de experiência com estudantes matriculados na disciplina de EFA. Foi apresentado aos acadêmicos alguns modelos de Quadrinhos, detalhando: historicidade, regras, noção de espaço e materiais para o desenvolvimento de modalidades paralímpicas: Bocha, Goallbal e Vôlei Sentado. Foi possível perceber que a proposta reformulou situações didático-pedagógicas por conta do uso dos Quadrinhos, ampliando as possibilidades de atuação na EFA, além de somar conhecimentos sobre as possibilidades de pessoas com deficiência.
Recebido em: 21/01/2022
Reformulado em: 09/02/2022
Aceito em: 09/02/2022
Descargas
Referencias
AMORIM, M.; CORREDEIRA, R.; SAMPAIO, E.; BASTOS, T.; BOTELHO, M.. Goalball: uma modalidade desportiva de competição. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 10, n. 1, p. 221-229, 2010.
BETTI, M. Ensino de 1º. e 2º. graus: Educação Física para quê? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 13, n. 2, p. 282-7, 1992.
BRASIL. Ministério da Educação. Inclusão: Revista da Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial, v. 04. n 05. Brasília: SEESP, 2018.
________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia. Secretaria de Educação fundamental. Brasília: MEC. SEF, 1997.
CAMPEÃO, M. Proposta de Ensino de Bocha para Pessoas com Paralisia Cerebral. Dissertação de Mestrado. UNICAMP, Campinas, 2002.
CARDOSO, V. D.; BASTILHA, R. R. Inclusão de alunos com necessidades especiais na escola: reflexões acerca da Educação Física Adaptada. EFDeportes.com, Revista Digital. v.15, n.146, 2010. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd146/inclusao-de-alunos-com-necessidades-especiais.html. Acesso em: 10.09.2020.
COSTA, A. M.; SOUSA, S. B. Educação Física e Esporte Adaptado: História, Avanços e Retrocessos em relação aos Princípios da Integração/Inclusão e Perspectivas para o século XXI. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, v. 25, n. 3, p. 27-42, maio, 2004.
CARMO, A. A. Inclusão Escolar e a Educação Física: que movimentos são estes? Integração, v. 14, Edição Especial, Educação Física Adaptada, p. 6-13, 2002.
ECO - Educación y Comunicaciones. Manual de Comunicação: como usar os meios de comunicação em grupos. São Leopoldo: Sinodal, 1997.
FERNANDES, L. P.; MÜLLER, V. R. Exclusão e Inclusão Social: contribuições e experiências inclusivas na educação física. Curitiba: SEED/PR, 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/ arquivos/949-4.pdf Acesso em: 19 abr. 2020.
GOMES, P. Da escrita à imagem: da fotografia à subjetividade. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1996.
LIMA, S. M. T.; OLIVEIRA, A. A. B.; NAKADA, K. P. Bocha Adaptada: Fatores Motivacionais na Deficiência Física. EFDeportes.com, Revista Digital, Año 11, n.95, 2006. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd95/bocha.htm>. Acesso em 14 de jun.2020.
LUYTEN. S. M. B. O que é história em quadrinhos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar- O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Moderna, 2006.
MIRON, E. M.; COSTA, M. P. R. Voleibol Sentado: brincar e jogar na Educação Física escolar. São Carlos, EdUFSCar, 2013.
PICULLI, M. Entendendo a iniciação esportiva para o ensino do bocha paralímpico brasileiro. Dissertação de Mestrado. UNICAMP, Campinas, 2016.
PIZARRO, M. V.; JÚNIOR, J. L. A história em quadrinhos como recurso didático no ensino de indicadores da alfabetização científica nas séries iniciais. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC; novembro 2009. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. 2009.
RODRIGUES, D. A Educação Física perante a Educação Inclusiva: reflexões conceptuais e metodológicas. Revista da Educação Física/UEM, v. 14, n. 1, p. 67-73, 2008.
SANCHOTENE, V. C., BATAGLION, G. A.; MAZO, J. Z. A iniciação esportiva no esporte paralímpico: o caso do voleibol sentado. Revista Argumentos, v.17, n.2, 2020.
SILVA, F. K. R.; SANTOS, D. N.; FUMES, N. L. F. Os professores de Educação Física Escolar e o Atendimento Educacional Especializado nas escolas públicas. Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 15, n. 2, p. 31, 36, 2014.
SILVA, A. G.; NICOLAU, R. B. F. Tiras em quadrinhos: um objeto de ensino e aprendizagem da oralidade presente na linguagem escrita. Temática. v.13, n.4, 2017.
SOUZA JÚNIOR, J. N. Imagem, narrativa e discurso da reportagem em quadrinhos de Joe Sacco Dissertação de Mestrado. UFSC, Florianópolis, SC, 2010.
TRIPP, A.; RIZZO, T.; WEBBERT, L. Inclusion in physical education: Changing the culture. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 78, n. 2, p.32-48, 2007.
VERGUEIRO, W. Uso das HQs no ensino In: RAMA, Angela.; VERGUEIRO, Waldomiro. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010.
VELASCO, A.; SANTOS, S. M.; SOUZA, D. L. Os significados da prática do Goalball sob a ótica de atletas da modalidade. The Journal of the Latin American Socio-cultural Studies of Sport, v. 8, n. 1, p. 43-58. 2017
VELOSO, L. B. A cultura artística e as relações internacionais: reflexões trazidas pela obra ‘V de Vingança’. Graduação em Relações Internacionais, UFRR. Boa Vista, 2013.
WINNICK. J.. Educação Física e Esportes Adaptados. Barueri: Manole, 2004.