EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA EM QUADRINHOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2022.v23n1.p53-64

Palavras-chave:

Quadrinhos; Inclusão; Atividade Motora Adaptada; Deficiência

Resumo

Esse estudo sugere uma possibilidade educacional a partir da afinidade que existe na relação da Educação Física Adaptada (EFA) e os Quadrinhos. Seu objetivo é descrever a utilização dos Quadrinhos como forma de difundir o esporte destinado a pessoas com deficiência por acadêmicos de Educação Física em formação. É portanto, um estudo em que se descreve o ensino, de forma qualitativa, apresentando um relato de experiência com estudantes matriculados na disciplina de EFA. Foi apresentado aos acadêmicos alguns modelos de Quadrinhos, detalhando: historicidade, regras, noção de espaço e materiais para o desenvolvimento de modalidades paralímpicas: Bocha, Goallbal e Vôlei Sentado. Foi possível perceber que a proposta reformulou situações didático-pedagógicas por conta do uso dos Quadrinhos, ampliando as possibilidades de atuação na EFA, além de somar conhecimentos sobre as possibilidades de pessoas com deficiência.

Recebido em: 21/01/2022

Reformulado em: 09/02/2022

Aceito em: 09/02/2022

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Biografia do Autor

Michel Sales Feitoza, Universidade Estadual de Roraima, UERR

Graduado em Comunicação Social –UFRR.

Licenciado em Educação Física – UERR.

Lucas Portilho Nicoletti, Universidade Estadual de Roraima, UERR

Professor efetivo, Universidade Estadual de Roraima, UERR.

Doutor em Educação - UNICAMP, SP

Vinicius Denardin Cardoso, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Doutor em Ciências do Movimento Humano - ESEF/UFRGS

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Publicado

2022-04-08