A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI EM MACEIÓ - ALAGOAS

Autores

  • Arlindo Lins Melo Júnior Universidade Federal de São Carlos
  • Guilherme Vasconcelos Pereira Centro Universitário Tiradentes – UNIT
  • James Dean Bastos Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2019.v20n2.04.p39

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Física Escolar, Prática Pedagógica, Pessoa com Deficiência, Atividade Motora Adaptada

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar como um professor de Educação Física da Associação Pestalozzi de Maceió - Alagoas conduz sua prática pedagógica para suprir as necessidades educacionais de seus alunos com deficiência. Nosso estudo é de cunho qualitativo, além disso, utilizamos o estudo de caso. Ademais, foi realizado em uma instituição especializada em atendimento pedagógico. A amostra representativa desse estudo é composta por uma entrevista concedida pela professora de Educação Física da instituição. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada com a educadora e três observações das aulas ministradas que foram devidamente registradas em diários de campo. Para a interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo temática. Os resultados demonstram que práticas pedagógicas dos professores de Educação Física necessitam de uma melhor elaboração e valorização, isto é, a professora acredita que deve-se buscar mais formação continuada e estratégias de ensino próprias por parte dos educadores para trabalharem os conteúdos da cultura corporal, mesmo a instituição sendo especializada em Educação Especial, existe a necessidade de pensar em uma aula voltada para grande diversidade das deficiências.  Dentro das deficiências podemos citar: intelectual, física, visual, auditiva, múltipla e surdocegueira. Ainda, compreende-se a importância das práticas pedagógicas onde o papel do professor deverá encontrar-se estrategicamente contextualizado com deficiência e particularidades de seus alunos.

Recebido em: 26/10/2019

Reformulado em: 02/12/2019

Aceito em: 02/12/2019

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Vasconcelos Pereira, Centro Universitário Tiradentes – UNIT

    Mestre em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas pelo Centro Universitário Tiradentes – UNIT – campus Maceió. E-mail: guilhermevasconcelos79@hotmail.com

  • James Dean Bastos, Universidade Federal de São Carlos

    Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – campus – São Carlos. E-mail: jamesdeanbastos@gmail.com

Downloads

Publicado

2019-12-09

Como Citar

MELO JÚNIOR, Arlindo Lins; PEREIRA, Guilherme Vasconcelos; BASTOS, James Dean. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI EM MACEIÓ - ALAGOAS. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 20, n. 2, 2019. DOI: 10.36311/2674-8681.2019.v20n2.04.p39. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/9395.. Acesso em: 19 nov. 2024.