HANDEBOL EM CADEIRA DE RODAS DA INICIAÇÃO AO JOGO: PROPOSTA DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2022.v23n2.p271-280Palavras-chave:
Esportes para Pessoas com Deficiência, Atividade Motora Adaptada, Transferência de Experiência, Materiais de Ensino, Aprendizagem CompartilhadaResumo
O handebol em cadeira de rodas (HCR) é um esporte adaptado com início no Brasil em 2005. Considerando as variáveis de crescimento da modalidade, torna-se relevante o desenvolvimento de estudos sobre o HCR. O objetivo é descrever uma proposta de ensino-aprendizagem do HCR desde a iniciação da modalidade até o jogo competitivo. O presente estudo utilizou uma metodologia descritiva e propositiva considerando a evolução da tarefa simples para a mais complexa e modelo teórico da pedagogia do esporte. A proposta envolve as seguintes etapas: abordagem inicial, pessoa-cadeira, pessoa-cadeira-bola e pessoa-cadeira-bola-pessoa, contemplando os domínios do movimento humano, inteligências múltiplas, aspectos psicológicos e filosóficos, aprendizagem social, além do domínio da saúde. A proposta apresentada poderá contribuir com o desenvolvimento da modalidade, adesão de novos praticantes e aplicação às diferentes faixas etárias e níveis de habilidade, embasados nos modelos teóricos da aprendizagem motora e pedagogia do esporte. Além disso, apresenta-se uma aplicação prática desses modelos teóricos, contribuindo para o amadurecimento do campo da pedagogia do paradesporto e não apenas do esporte.
Recebido em: 30/11/2022
Reformulado em: 14/12/2022
Aceito em: 14/12/2022
Downloads
Referências
CALEGARI, D.; GORLA, J. I.; ARAÚJO, P. F. Handebol em Cadeira de Rodas. Regras e treinamento. São Paulo: Phorte, 2010.
CALEGARI, D. R. Adaptação do Handebol para a Prática em Cadeira de Rodas. 2010.
BORGES, M. et al. Handebol em cadeira de rodas: fundamentos da modalidade. Conexões, v. 13, n. 3, p. 195-212, 2015.
CALHEIROS, D. D. S. et al. Quality of life and associated factors among male wheelchair handball athletes. Perceptual and Motor Skills, v. 128, n. 4, p. 1623-1639, 2021.
GORLA, J. I. et al. Iniciação ao treinamento do handebol em cadeira de rodas. Handebol em Cadeira de Rodas: regras e treinamento, p. 63-84, 2010.
DE LIRA, C. A. B. et al. Relationship between aerobic and anaerobic parameters and functional classification in wheelchair basketball players. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, v. 20, n. 4, p. 638-643, 2010.
CALEGARI, D. R.; GORLA, J. I.; CARMINATO, R. A;. Handebol Sobre Rodas. Anais do CONBRACE. Porto Alegre, 2005.
UGRINOWITSCH, H.; BENDA, R. N. Contribuições da aprendizagem motora: a prática na intervenção em educação física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 25, p. 25-35, 2011.
Paes, R. R.; Balbino, H. F. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
GALATTI, L. R. et al. Pedagogia do esporte: contextos, evolução e perspectivas para o esporte paralímpico na formação de jovens. Corpoconsciência, p. 38-44, 2015.
MELLO, A. G. de. Deficiência, incapacidade e vulnerabilidade: do capacitismo ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC. Ciência & saúde coletiva, v. 21, p. 3265-3276, 2016.
THOLL, A. D. et al. Potências-limites no quotidiano da adesão à reabilitação de pessoas com lesão medular e suas famílias. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 29, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.