Construção de Conhecimento e Psicologia do Desenvolvimento:

Contribuições da Teoria de Piaget

Autores

  • Maria Thereza Costa Coelho de Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2014.v6n0.p129-140

Palavras-chave:

Construção de conhecimento; psicologia do desenvolvimento; teoria de Piaget

Resumo

Este texto tem como principais objetivos: 1) apresentar as contribuições da epistemologia genética de Piaget para a compreensão do desenvolvimento psicológico; 2) destacar como as relações entre estrutura e gênese; sujeito e objeto, apontadas por este autor permitem a elaboração de pesquisas sobre o desenvolvimento humano, em seus aspectos cognitivo, afetivo e moral; e 3) demonstrar que a epistemologia genética cola-bora para a formulação de novas perguntas para investigações sobre temas contempo-râneos. Para atingir estes objetivos o texto foi organizado da seguinte maneira: inicial-mente como desencadeadora das reflexões aqui apresentadas, será apresentada uma sín-tese das ideias de Piaget expostas em um artigo referente à conferencia ministrada na Kittay Scientific Foundation de Nova York, em 1973 e que foi intitulado Sobre o futuro da Psicologia da Criança. Qual seria o futuro vislumbrado por este autor? Estaria relacionado à Psicologia do Desenvolvimento? Em seguida apontaremos o que o futuro mostrou quanto às pesquisas piagetianas da última década de vida de Piaget, para chegarmos à segunda parte de nossa argumentação; a proposição de Smith (2009) sobre o que chama de epistemologia do desenvolvimento, uma pesquisa interdisciplinar em que a psicolo-gia proporciona as evidencias e a epistemologia genética, a normatividade. Na tentativa de explicitar a discussão proposta por Smith, chegaremos a terceira parte deste texto, na qual lembraremos o estatuto de criança na obra de Piaget, objeto também da Psicologia do Desenvolvimento como área de conhecimento e defenderemos a hipótese de que é possível ter esta perspectiva como base para formular boas perguntas e elaborar inves-tigações sobre temas de desenvolvimento humano que não foram estudados pelo autor. Esta hipótese será ilustrada com exemplos retirados da experiência de orientação de pes-quisas de Iniciação Cientifica, Dissertações e Teses dos últimos cinco anos, assim como será mencionada pesquisa realizada no âmbito do laboratório coordenado pela autora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BORGES, T. P. (2012)- Os atores da economia solidária no Tocantins: características de desenvolvimento moral e psicossocial. Inicio:2012. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo. Trabalho em andamento
CAMPOS, B.T. (2013)- A gênese do conceito de gênero: um estudo a partir da teoria Piagetiana.
Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Psicologia - Formação de Psicólogo) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Trabalho em andamento
FERREIRO, E. (1996) “Aplicar, replicar, recrear. Acerca de las dificultades inherentes a la incorporación de nuevos objetos al cuerpo teórico de la teoría de Piaget”, en Substratum.(Barcelona),
Volumen III, Nº 8-9
FOLQUITTO,C.T.F.(2013)- Dialética do desenvolvimento e intervenções em crianças com Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado
de São Paulo. Trabalho encerrado
GARBARINO, M.I. (2013)- Afetividade e inteligência na perspectiva piagetiana e psicanalítica:
um estudo teórico-clinico com crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. Inicio: 2013. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade
de São Paulo. Trabalho em andamento
MATTEWS, G.B. (1983)- El nino y la Filosofia., México: Fondo de Cultura Economica.
MAZETTO,C.T.(2012)- Estudo do desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional de crianças
com distúrbios do espectro autista: validação da bateria de avaliação cognitiva e sócio-emocional (BECCS) para uso no Brasil. Inicio:2012. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo. Trabalho em andamento
MONTEIRO, T.A.(2013)-A construção da noção de violência em crianças e adolescentes inseridos em diferentes contextos. Dissertação de Mestrado (Psicologia Escolar e do Desenvolvimento
Humano)- Universidade de São Paulo. Trabalho encerrado
PIAGET,J. (1926)- La représentation du monde chez l’enfant. Neuchatel: Delachaux et Niestlé
PIAGET, J. (1973a)- The future of developmental child psychology. Journal of Youth and Adolescence. New York, pp 87-93.
PIAGET, J. (1973b)- Preface. In A. Battro (Ed.). Piaget: Dictionary of terms (p.2). New York: Pergamon Press (Trabalho original publicado em 1966)
PIAGET, J. & INHELDER, B. (1974) A psicologia da criança. São Paulo: DIFEL
PIAGET, J. (1975)- A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
PIAGET, J. (1976)- Ensaio de lógica operatória. Porto Alegre: Globo; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo.
Volume 6 Número Especial – Novembro/2014 140
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
PIAGET, J. (1977) – A Tomada de consciencia. São Paulo: Melhoramentos, Ed. da Universidade
de São Paulo
PIAGET, J. (1978) - Fazer e Compreender. São Paulo: Melhoramentos. Ed. da Universidade de
São Paulo.
PIAGET,J. (1979)- Relations between psychology and other sciences. In: Annual Review of Psychology, vol. 30, pp. 1-8.
ROSSETTI,C.B. e al. (2013)- Desempenho operatório de crianças com queixas de desatenção e
hiperatividade em jogos eletrônicos baseados em provas piagetianas. Estudos de Psicologia
(PUCCAMP. Impresso), 2013.
SMITH, L. (2009)- Piaget’s developmental epistemology. In: Muller, U. & all. The Cambridge
Companion to Piaget. New York: Cambridge University Press
SOUZA, M. T. C. C.(2013) . The role of sense-making for the construction of the I and the object
through fairy tales. Interaccoes, v. 9, p. 93-105.
SOUZA, M. T. C. C.; PETTY, A. L.; FOLQUITTO,C.T.F.; GARBARINO,M.I. ; MONTEIRO,T.
(2014) . Does Playing games contribute to develop better attitudes?. Psychology Research, v. 4,
p. 301-309
TELES, J. (2012)- Estudar Ingles: construção de valores por adultos estudantes de língua inglesa
sob a ótica piagetiana. Inicio: 2012 Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo. Trabalho em andamento.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Edição

Seção

Conferência