Construção de Conhecimento e Psicologia do Desenvolvimento:
Contribuições da Teoria de Piaget
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2014.v6n0.p129-140Palabras clave:
Construção de conhecimento; psicologia do desenvolvimento; teoria de PiagetResumen
Este texto tem como principais objetivos: 1) apresentar as contribuições da epistemologia genética de Piaget para a compreensão do desenvolvimento psicológico; 2) destacar como as relações entre estrutura e gênese; sujeito e objeto, apontadas por este autor permitem a elaboração de pesquisas sobre o desenvolvimento humano, em seus aspectos cognitivo, afetivo e moral; e 3) demonstrar que a epistemologia genética cola-bora para a formulação de novas perguntas para investigações sobre temas contempo-râneos. Para atingir estes objetivos o texto foi organizado da seguinte maneira: inicial-mente como desencadeadora das reflexões aqui apresentadas, será apresentada uma sín-tese das ideias de Piaget expostas em um artigo referente à conferencia ministrada na Kittay Scientific Foundation de Nova York, em 1973 e que foi intitulado Sobre o futuro da Psicologia da Criança. Qual seria o futuro vislumbrado por este autor? Estaria relacionado à Psicologia do Desenvolvimento? Em seguida apontaremos o que o futuro mostrou quanto às pesquisas piagetianas da última década de vida de Piaget, para chegarmos à segunda parte de nossa argumentação; a proposição de Smith (2009) sobre o que chama de epistemologia do desenvolvimento, uma pesquisa interdisciplinar em que a psicolo-gia proporciona as evidencias e a epistemologia genética, a normatividade. Na tentativa de explicitar a discussão proposta por Smith, chegaremos a terceira parte deste texto, na qual lembraremos o estatuto de criança na obra de Piaget, objeto também da Psicologia do Desenvolvimento como área de conhecimento e defenderemos a hipótese de que é possível ter esta perspectiva como base para formular boas perguntas e elaborar inves-tigações sobre temas de desenvolvimento humano que não foram estudados pelo autor. Esta hipótese será ilustrada com exemplos retirados da experiência de orientação de pes-quisas de Iniciação Cientifica, Dissertações e Teses dos últimos cinco anos, assim como será mencionada pesquisa realizada no âmbito do laboratório coordenado pela autora.
Descargas
Referencias
CAMPOS, B.T. (2013)- A gênese do conceito de gênero: um estudo a partir da teoria Piagetiana.
Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Psicologia - Formação de Psicólogo) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Trabalho em andamento
FERREIRO, E. (1996) “Aplicar, replicar, recrear. Acerca de las dificultades inherentes a la incorporación de nuevos objetos al cuerpo teórico de la teoría de Piaget”, en Substratum.(Barcelona),
Volumen III, Nº 8-9
FOLQUITTO,C.T.F.(2013)- Dialética do desenvolvimento e intervenções em crianças com Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado
de São Paulo. Trabalho encerrado
GARBARINO, M.I. (2013)- Afetividade e inteligência na perspectiva piagetiana e psicanalítica:
um estudo teórico-clinico com crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. Inicio: 2013. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade
de São Paulo. Trabalho em andamento
MATTEWS, G.B. (1983)- El nino y la Filosofia., México: Fondo de Cultura Economica.
MAZETTO,C.T.(2012)- Estudo do desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional de crianças
com distúrbios do espectro autista: validação da bateria de avaliação cognitiva e sócio-emocional (BECCS) para uso no Brasil. Inicio:2012. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo. Trabalho em andamento
MONTEIRO, T.A.(2013)-A construção da noção de violência em crianças e adolescentes inseridos em diferentes contextos. Dissertação de Mestrado (Psicologia Escolar e do Desenvolvimento
Humano)- Universidade de São Paulo. Trabalho encerrado
PIAGET,J. (1926)- La représentation du monde chez l’enfant. Neuchatel: Delachaux et Niestlé
PIAGET, J. (1973a)- The future of developmental child psychology. Journal of Youth and Adolescence. New York, pp 87-93.
PIAGET, J. (1973b)- Preface. In A. Battro (Ed.). Piaget: Dictionary of terms (p.2). New York: Pergamon Press (Trabalho original publicado em 1966)
PIAGET, J. & INHELDER, B. (1974) A psicologia da criança. São Paulo: DIFEL
PIAGET, J. (1975)- A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
PIAGET, J. (1976)- Ensaio de lógica operatória. Porto Alegre: Globo; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo.
Volume 6 Número Especial – Novembro/2014 140
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
PIAGET, J. (1977) – A Tomada de consciencia. São Paulo: Melhoramentos, Ed. da Universidade
de São Paulo
PIAGET, J. (1978) - Fazer e Compreender. São Paulo: Melhoramentos. Ed. da Universidade de
São Paulo.
PIAGET,J. (1979)- Relations between psychology and other sciences. In: Annual Review of Psychology, vol. 30, pp. 1-8.
ROSSETTI,C.B. e al. (2013)- Desempenho operatório de crianças com queixas de desatenção e
hiperatividade em jogos eletrônicos baseados em provas piagetianas. Estudos de Psicologia
(PUCCAMP. Impresso), 2013.
SMITH, L. (2009)- Piaget’s developmental epistemology. In: Muller, U. & all. The Cambridge
Companion to Piaget. New York: Cambridge University Press
SOUZA, M. T. C. C.(2013) . The role of sense-making for the construction of the I and the object
through fairy tales. Interaccoes, v. 9, p. 93-105.
SOUZA, M. T. C. C.; PETTY, A. L.; FOLQUITTO,C.T.F.; GARBARINO,M.I. ; MONTEIRO,T.
(2014) . Does Playing games contribute to develop better attitudes?. Psychology Research, v. 4,
p. 301-309
TELES, J. (2012)- Estudar Ingles: construção de valores por adultos estudantes de língua inglesa
sob a ótica piagetiana. Inicio: 2012 Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo. Trabalho em andamento.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.