ENSINO E APRENDIZAGEM DA OPERAÇÃO DE DIVISÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2024.v16n1.p5-29

Palavras-chave:

Operação divisão, Anos iniciais, Ensino e aprendizagem

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado intitulada “Ensino da divisão no primeiro ciclo do Ensino Fundamental: análise das práticas pedagógicas de professores”. O artigo em pauta busca compreender como as práticas pedagógicas, desenvolvidas por professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, permitem aos alunos compreender a operação divisão. Por meio de observações de práticas escolares, realizaram-se as análises em duas dimensões: 1) interpretação das atividades propostas pelas professoras; 2) interpretação dos movimentos cognitivos realizados pelas crianças durante as aulas. Apresenta-se como base teórica a teoria dos campos conceituais de Vergnaud e epistemologia genética de Piaget. Os resultados apontam que o ensino da divisão, na etapa da alfabetização, precisa considerar aspectos do desenvolvimento infantil e priorizar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático apresentado pelas crianças na realização das atividades escolares.

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Publicado

2024-07-12

Edição

Seção

Artigo