DEMOCRACIA, DIFERENÇA E O AGIR REFLEXIVO: ENSAIO SOBRE AS RESISTÊNCIAS E SEUS AGENCIAMENTOS NA ESCOLA
DOI :
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2019.v11esp2.08.p160Mots-clés :
Biopolítica, Ingovernável, Formação ética, EscolaRésumé
O presente artigo analisa a atual conjuntura democrática brasileira, discute o lugar diversidade e pelo agir reflexivo na formação ética propiciada pela escola. Após um diagnóstico do presente à luz dos estudos acerca da biopolítica da po-pulação, apontamos a diferença ética e o julgar reflexivo agenciado pelo encontro com os corpos e os povos que resistem ao governo identitário produzido no neoliberalismo. Com isso objetivamos mostrar uma necessária reversão do olhar acerca da formação ética na escola, primando por dar maior visibilidade a essas formas de vida e vendo em suas supostas monstruosidades a esperança de alguma possibilidade de humanização no presente.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 2019
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 3.0 non transposé.