Educar para pensar

Autores

  • Jean-Marie Dolle Universidade Lumière - Lyon 2

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n0.p186-224

Palavras-chave:

Educar; pensar; epistemologia genética

Resumo

A pedagogia é, sem dúvida, a última, ou pelo menos, uma das últimas práticas humanas a não ter alcançado o status de ciência como o fize-ram a medicina ou a psicologia. O problema que lhe é colocado, aliás, de manei-ra permanente, é o de saber como proceder para que as crianças consigam se apropriar dos saberes e (quem sabe, acessoriamente), chegar ao conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Camargo de Assis e Orly Zucatto Mantovani de Assis, PROEPRE, Prática pedagógica, UNICAMP, Campinas, (S.P.) 2004.
Dolle, J.-M. e Bellano D. Essas crianças que não aprendem. Tradução Claudio
João Paulo Saltini, 1996. Vozes, Petropolis (R.J.).
Dolle, J.-M., Princípios para uma pedagogia cientifica. Artmed- Penso, Porto
Alegre (R.S.) 2011. Tradução Sandra Languércio, supervisão Fraulein Vidigal de
Paula.
Dolle, J.-M., Para uma pedagogia cientifica. (pp.85-96). (Tradução de Patrick
Wuillaume Rio de Janeiro). In XXV° Encontro nacional de professores do PROEPRE. Escola, torna-te o que és. UNICAMP, Faculdade de Educação, Laboratório
de psicologia genética (LPG) Campinas (S.P.), 2012.
PIAGET, Jean et Garcia Rolando, Psychogenèse et Histoire des Sciences,
Flammarion, 1983.

Downloads

Publicado

2013-09-25

Edição

Seção

Conhecimento Físico e Construção do Real