Educar para pensar
DOI :
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n0.p186-224Mots-clés :
Educar; pensar; epistemologia genéticaRésumé
A pedagogia é, sem dúvida, a última, ou pelo menos, uma das últimas práticas humanas a não ter alcançado o status de ciência como o fize-ram a medicina ou a psicologia. O problema que lhe é colocado, aliás, de manei-ra permanente, é o de saber como proceder para que as crianças consigam se apropriar dos saberes e (quem sabe, acessoriamente), chegar ao conhecimento.
Téléchargements
Références
Dolle, J.-M. e Bellano D. Essas crianças que não aprendem. Tradução Claudio
João Paulo Saltini, 1996. Vozes, Petropolis (R.J.).
Dolle, J.-M., Princípios para uma pedagogia cientifica. Artmed- Penso, Porto
Alegre (R.S.) 2011. Tradução Sandra Languércio, supervisão Fraulein Vidigal de
Paula.
Dolle, J.-M., Para uma pedagogia cientifica. (pp.85-96). (Tradução de Patrick
Wuillaume Rio de Janeiro). In XXV° Encontro nacional de professores do PROEPRE. Escola, torna-te o que és. UNICAMP, Faculdade de Educação, Laboratório
de psicologia genética (LPG) Campinas (S.P.), 2012.
PIAGET, Jean et Garcia Rolando, Psychogenèse et Histoire des Sciences,
Flammarion, 1983.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 3.0 non transposé.