Sujeito do Conhecimento e Ensino de Matemática
DOI :
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n0.p65-86Mots-clés :
Sujeito do conhecimento; ensino da matemáticaRésumé
São muitas as perguntas cruciais que a educação brasileira pre-cisa responder, na teoria e na prática. Não só na teoria porque a prática, peda-gógica e didática, não está dando conta dos problemas que se apresentam. Não só na prática porque a teoria precisa responder aos sérios problemas que a prá-tica vem levantando.
Téléchargements
Références
BECKER, Fernando. A epistemologia do professor; o cotidiano da escola. 15.
ed. Petrópolis : Vozes, 2012b. 344p.
BECKER, Fernando. Epistemologia do professor de matemática. Petrópolis:
Vozes, 2012c. 496p.
BECKER, Fernando. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire; da ação à operação. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2010. 296 p.
BECKER, Fernando. Processo de aprendizagem e formação de professores na
perspectiva piagetiana. In: NEVES DE OLIVEIRA, Francismara et alii (Orgs).
Educação em reflexão; contribuição teórica, atuação docente e pesquisa. Londrina: Eduel, 2010. p. 57-74
BECKER, Fernando. Alteridade e construção do sujeito. In: GUÉRIOS, Ettiène &
STOLTZ, Tania (Orgs). Educação e alteridade. São Carlos: Edufscar, 2010. p.
111-126
BECKER, Fernando. Construtivismo: uma nova forma de pensar. In: JERUSALINSKY, Alfredo et alii. 2. ed. Porto Alegre: Artes & Ofícios, 2010. p. 235-254
BECKER, Fernando. Epistemologia genética e conhecimento matemático. In:
BECKER, Fernando & FRANCO, Sérgio R. K. Revisitando Piaget. 3. ed. Porto
Alegre : Ed. Mediação, 2012.
BECKER, Fernando. Concepção de conhecimento e aprendizagem. In: SCHNAID, Fernando; ZARO, Milton Antônio; TIMM, Maria Isabel. Ensino de engenharia; do positivismo à construção das mudanças para o século XXI. Porto
Alegre : UFRGS Ed., 2006. p. 123-146
BECKER, Fernando. Um divisor de águas. Viver mente e cérebro; memória da
pedagogia (Coleção, Nº 1, p. 24-33.). Rio de Janeiro : Ediouro; São Paulo : Segmento-Duetto, 2005.
BECKER, Fernando. Tempo de aprendizagem, tempo de desenvolvimento,
tempo de gênese – a escola frente à complexidade do conhecimento. In: MOLL,
J. & Colaboradores. Ciclos na escola, tempos na vida; criando possibilidades.
2ª ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
BECKER, Fernando. A origem do conhecimento e a aprendizagem escolar.
Porto Alegre: Artmed, 2003.
MONTANGERO, Jaques & MAURICE-NAVILLE. Piaget ou a inteligência em
evolução. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Volume 5 – Edição Especial – Set/2013 86
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
PIAGET, Jean. A teoria de Piaget. In: MUSSEN, R.H. (Org.). Carmichael, Psicologia da Criança. Desenvolvimento Cognitivo I. São Paulo : EPU/EDUSP, 1977.
v.4
PIAGET, Jean. [1936] O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro :
Zahar, 1978.
PIAGET, Jean. [1937] A construção do real na criança. Rio de Janeiro : Zahar,
1978.
PIAGET, Jean. [1945] A formação do símbolo na criança; imitação, jogo e sonho; imagem e representação. Rio de Janeiro : Zahar, 1978.
PIAGET, Jean. [1955] Las estructuras matemáticas y las estructuras operatorias
de la inteligencia. In: PIAGET, J.; BETH, E.W.; DIEUDONNE, J. et al. La
enseñanza de las matemáticas. Madrid: Aguilar, 1968. Cap. I, p.3-28
PIAGET, Jean. [1959] Aprendizagem e conhecimento (primeira parte). Rio de
Janeiro: Freitas Bastos, 1974.
PIAGET, Jean. [1967] Biologia e conhecimento. Petrópolis : Vozes, 1973.
PIAGET, Jean. [1969] Psicologia e pedagogia. 4.ed. Rio de Janeiro: Forense,
1976.
PIAGET, Jean. [1971] Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: J. Olympio,
1973.
PIAGET, Jean. Sobre a pedagogia; textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
PIAGET, Jean. [1972] Problemas de psicologia genética. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
PIAGET, Jean. [1972b] Desenvolvimento e aprendizagem. In: LAVATELLY, C.
S. e STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York:
Hartcourt Brace Janovich, 1972.
PIAGET, Jean. [1974] A tomada de consciência. São Paulo: EDUSP/Melhoramentos, 1977.
PIAGET, Jean. [1977] Abstração reflexionante; relações lógico-aritméticas e
ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
RBS 2012 – Campanha: A educação precisa de respostas. In:
http://www.clicrbs.com.br/sites/swf/html_video_numeroseducacao/index.html
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 3.0 non transposé.