A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS NA ESCOLA

Auteurs-es

  • Rita Melissa Lepre Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Bauru
  • Maria Teresa Ceron Trevisol Professora e pesquisadora da Universidade do Oeste de Santa Catarina e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) https://orcid.org/0000-0001-9289-4627

DOI :

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p214-239

Mots-clés :

Educação em valores morais, Relação professor-aluno, Escola

Résumé

Este artigo se configura como um ensaio teórico, que possui como objetivo promover reflexões a respeito dos temas: 1) O que é e por que educar em valores morais, e 2) A importância da relação professor-aluno na educação em valores morais na escola. A concepção teórico-epistemológica interacionista, e autores convergentes com a compreensão de que a construção de valores morais é resultante das interações sociais, culturais, em diferentes contextos e pessoas, constituem o embasamento do texto. A análise e discussão dos temas norteadores enfatiza a importância e necessidade da inserção da educação em valores morais na escola, visto o ambiente de convivência, socialização, relações com diferentes pessoas, que caracteriza esse contexto, desde a perspectiva que o Projeto Político Pedagógico assume, como também em transversalizar esse conteúdo na proposta curricular. Nesse sentido, a relação professor e aluno assume um lugar e papel de importância. Os estilos e formas como o professor mantém e estabelece os momentos de trocas com os estudantes, a partir do respeito mútuo e da reciprocidade, constituem vivência formativa no processo de educação em valores. Entretanto, não cabe somente aos professores mobilizar os processos educativos desta natureza, mas ao coletivo de profissionais, com os estudantes, as famílias e a sociedade em geral.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Références

ALENCAR, Heloisa M.; DE MARCHI, Barbara F.; COUTO, Leandra L. M.; RO-MANELI, Mariana S.; LIMA, Mayara G. Educação em valores morais: Juízos de profissionais no contexto escolar. Psicologia Escolar e Educacional, v. 2, n. 18, p. 255-264, maio/ago., 2014. Disponível em: https://www.sci-elo.br/j/pee/a/bjR5nZjp53T6R7VY44MS74f/?format=pdf Acesso em: 06 de abril de 2023.

ANSARI, A.; HOFKENS, T. L.; PIANTA, R. C. Teacher-student relationships across the first seven years of education and adolescent outcomes. Journal of Ap-plied Developmental Psychology. 71, 101-200, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.appdev.2020.101200

ARAGÃO, A. M. F.; MELO RAMOS, A. Convivência ética e formação de professores: novas práticas, sentidos e significados. Schème: Revista Eletrônica de Psi-cologia e Epistemologia Genéticas, v. 10, n. 2, p. 5-32, 2018. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8620 Acesso em: 06 de abril de 2023.

BATISTA, A. P.; WEBER, L. N. D. Interação Professor-Aluno no Ensino Fundamental: Um Panorama De Estudos Nacionais. Cadernos de Pesquisa: Pensa-mento Educacional, Curitiba, v. 9, n. 23, p.188-208 set./dez. 2014. Disponível em: https://app.utp.br/cadernosdepesquisa/pdfs/cad_pesq_23/art_9.pdf Acesso em: 06 de abril de 2023.

BERRIOS-VALENZUELA, L; BUXARRAIS-ESTRADA, M. R. Educación en valores: análisis sobre las expectativas y los valores de los adolescentes. Revista Edu-cación y Educadores, vol. 16. n. 2. p. 244-264, maio/ago. 2013. Available from: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0123-12942013000200003 access on: 06 de abril de 2023.

BONI, A. La educación en valores como construcción de la personalidad moral. In. La educación en valores en la universidad: Los dilemas morales como herra-mienta de trabajo en los estudios científico-técnicos. GREVOL. Espanha: Servicio de Publicaciones de la UPV, 2006.

BRONZATTO, M.; CAMARGO, R. L. Moral e Afetividade em Piaget: Os “Movimentos Íntimos da Consciência” em O Juízo Moral na Criança. Schème. Volume 3 Número 5 – Jan-Jul/2010. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/in-dex.php/scheme/article/view/1969 Acesso em: 29 de março de 2023.

BUXARRAIS, M. R. A Formación del professorado en educación en valores. 4. ed. Spain: Editorial Desclée, 2010.

CABRAL, M. P. S.; SOARES, J. F. A relação professor-aluno na construção da identidade docente. Revista Docência do Ensino Superior, 11, 2021.

DEVRIES, R.; ZAN, B. A ética na educação infantil: o ambiente sócio moral na escola. Porto Alegre: Artmed, 1998.

DRAKE, C. Foreword. In. Living values education: values-based atmosphere. Association for Living Values Education International, 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1974.

KANT, I. Sobre a Pedagogia. Piracicaba: Unimep, 1996.

KOHLBERG, L. Psicología del desarrollo moral. Bilbao Spain: Desclée de Brou-wer, 1992.

LA TAILLE, Y. DE. A questão da indisciplina: ética, virtudes e educação. In. DEMO, P.; LA TAILLE, Y. DE; HOFFMANN, J. (Org.) Grandes pensadores em educação: o desafio da aprendizagem, da formação moral e da avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2001.

LA TAILLE, Y. DE. Moral e ética: Dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LA TAILLE, Y. DE. Formação ética: do tédio ao respeito de si. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LA TAILLE, Y. DE; MENIN, M. S. DE S. (Org´s). Crise de Valores ou Valores em Crise? Porto Alegre: Artmed, 2009.

LEPRE, R. M.; OLIVEIRA, J. Adolescência e construção da personalidade moral. Dialogia, São Paulo, 41, p. 1-15, 2022. DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.21333

LOVAT, T. Values Education and Quality Teaching: Two Sides of the Learning Coin. Values Education and Quality Teaching, 1–11, 2009.

MATTOS, A. R. et al. O cuidado na relação professor-aluno e sua potencialidade política. Estudos de Psicologia (Natal), v. 18, n. Estud. psicol. (Natal), 18(2), abr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep sic/a/cdcyMnhCmdCH3KFmmwVvS4R/?lang=pt Acesso em: 29 de março de 2023.

MAZZINI, P. F. As práticas morais em uma escola democrática: um estudo do ambiente sociomoral. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. UNESP/Marília, 2018.

MENEGHETTI, F. K. O que é um Ensaio-Teórico? RAC, Curitiba, v. 15, n. 2, pp. 320-332, Mar./abr. 2011.

MORALES, A. A.; ROJAS, I. B.; HERNÁNDEZ, L. L. Educación en valores y formación del profesorado de secundaria: el caso de la UPV/EHU. Revista de cu-rrículum y formación del professorado. Vol. 23, n.03, jul/set, 2019. Available from: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/11240 Acess on: 20 de março de 2023.

MORO, A.; VINHA, T. P.; MORAIS, A. Avaliação do clima escolar: construção e validação de instrumentos de medida. Cadernos de Pesquisa, v. 49, p. 312-334, 2019. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6151. Acesso em: 10 de março de 2023.

NODDINGS, N. The language of care ethics. Knowledge Quest; Chicago, Vol. 40, Ed. 5, 52-56, 2012.

OLIVEIRA, B. A construção da personalidade moral por meio de jogos de regras em estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica. UNESP/Bauru, 2021.

PAYÁ, M. Educación en Valores para una Sociedad Abierta y Plural: Aproximación Conceptual, Bilbao: Desclée de Brower, 1997.

PENA, A. C. Contribuições da psicologia para a relação professor-aluno. Fractal: Revista de Psicologia, v. 33, n. 2, p. 91-99, maio-ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5792 Acesso em. 01 de março de 2023.

PIAGET, J. Os procedimentos da educação moral (1930). In. MACEDO, L. (Org.). Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

PIAGET, J. O juízo moral na criança (1932). São Paulo: Summus, 1994.

PUIG, J. M. A construção da personalidade moral. São Paulo: Editora Ática, 1998.

QUEIROZ, S. S. DE.; RONCHI, J. P.; TOKUMARU, R. S. Constituição das regras e o desenvolvimento moral na teoria de Piaget: uma reflexão Kantiana. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 22, n. Psicol. Reflex. Crit., 2009 22(1), 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/hmsyMPBqJBQxS967GXsX3pS/abs-tract/?lang=pt Acesso em: 20 de março de 2023.

SANTOS, A. C. B. H. dos; TREVISOL, M. T. C. A escola e o desenvolvimento moral do aluno: concepções, práticas e desafios dos profissionais da educa-ção. Revista de Educação PUC-Campinas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 19–29, 2016. DOI: 10.24220/2318-0870v21n1a2895. Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/2895. Acesso em: 8 abr. 2023.

SUARDI, C. D. Z.; BECKER, M. L. Afetividade e Construção do Sentimento de Respeito: O Ponto de Vista de Cuidadores em Núcleo de Abrigos Residenciais. Schéme. Volume 5 Número 2 – Ago-Dez/2013. DOI: https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n2.p52-80

THORNBERG, R. The lack of professional knowledge in values education. Teaching and Teacher Education. 24, 1791–1798, 2008.

TILLMAN, D. Values-based atmosphere. In. Living values education: values-based atmosphere. Association for Living Values Education International, 2021.

TREVISOL, M. T. C. A construção de valores na escola: com a palavra os professores do ensino fundamental (1ª a 4ª série). Anais 32ª Reunião da ANPED. GT 13: Caxambu, 2009a.

TREVISOL, M.T.C. Tecendo os sentidos atribuídos por professores do ensino fundamental ao médio profissionalizante sobre a construção de valores na escola. In.: LA TAILLE, Y. de; MENIN, M. S. De S. (Org). Crise de valores ou valores em crise? Porto Alegre: Artmed, 2009b, p.152-184.

VALLE, J. E.; WILLIAMS, L. C. DE A. Engajamento Escolar: Revisão de Literatura Abrangendo Relação Professor-Aluno e Bullying. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 37, n. Psic.: Teor. e Pesq., 2021 37, 2021. Disponível em: https://www.sci elo.br/j/ptp/a/4nzZsxzLbwkt3WMjhymxcKJ/ Acesso em: 02 de março de 2023.

VINHA, Telma; NUNES, Cesar Augusto Amaral; MORO, Adriano. Contempo-raneidade e a convivência democrática na escola. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Volume 11 Número Especial/2019, p. 123-158. DOI: https://doi.org/10.36311/1984-1655.2019.v11esp.06.p123

Téléchargements

Publié

2024-01-08

Numéro

Rubrique

Artigo