CONVIVÊNCIA ÉTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: NOVAS PRÁTICAS, SENTIDOS E SIGNIFICADOS

Autores

  • Ana Maria Falcão de ARAGÃO
  • Adriana de Melo RAMOS

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2018.v10n2.02.p5

Palavras-chave:

Convivência ética, Assembleia escolar, Tutoria, Formação docente

Resumo

Sendo pesquisa-ação, o presente estudo relata e analisa a formação de professo-res tutores em duas escolas públicas brasileiras do Ensino Fundamental II que implantaram o programa Projeto de Convivência Ética. O projeto citado trata-se de um programa de formação de professores e de transformações na escola com ações diferenciadas e complementares, visando a redução da violência, a mediação dos conflitos e a melhoria da qualidade da convivência, favorecendo a construção de um clima escolar positivo. O programa foi elaborado pelo Gru-po de Estudos e Pesquisas em Educação Moral considerando três vias inter-relacionadas: pessoal e relacional, curricular e institucional. Foram organizadas ações preventivas, curativas e de fomento na elaboração do programa que con-siste: na inserção de uma disciplina semanal no currículo dos alunos, objetivan-do discussão sistemática da convivência e da moral; formação continuada dos profissionais dessas escolas; implantação de espaços de participação e resolução de conflitos como: propostas de protagonismo juvenil; avaliação do clima esco-lar; construção de um plano de convivência. Os objetivos deste estudo foram: descrever o processo de formação dos professores tutores dentro do projeto de Convivência Ética e as suas implicações pedagógicas; identificar limites e possi-bilidades da formação dos professores tutores do projeto supracitado, a partir dos sentidos e significados apontados por eles; e descrever o processo de autos-copia na formação de tutoria. Os dados foram produzidos por meio de entrevis-tas semiestruturadas com os tutores, para a realização do procedimento de au-toscopia, obtido por videogravação das aulas de convivência realizadas pelos docentes, exibidas a eles de forma editada e com um roteiro prévio de análise. Os dados foram analisados qualitativamente, a partir da utilização de núcleos de significação. Da análise dos resultados foram construídos três núcleos de significação: núcleo 1 – A Tomada de Consciência, envolvendo a reflexão das práticas anteriores dos docentes frente a nova realidade; núcleo 2 – As Novas Práticas, a linguagem do educador e as intervenções frente as situações de con-flitos e na condução das assembleias de classe; núcleo 3 – As Dificuldades Insti-tucionais, que revelam tanto os aspectos físicos, quanto o engajamento da ges-tão e outros educadores da escola no Projeto de Convivência Ética. Neste artigo, abordaremos apenas o estudo do núcleo 2. Os resultados corroboram com a necessidade de espaços dialógicos e reflexivos na escola.

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Publicado

2019-01-16

Edição

Seção

Artigo