EDUCAÇÃO MORAL PARA O PERDÃO EM CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2018.v10n1.05.p92Palabras clave:
Educação Moral, Perdão, VirtudesResumen
Este trabalho apresenta os resultados de uma intervenção para o perdão reali-zada com 17 crianças com idade média de 7 anos e 6 meses (DP = .70). O méto-do utilizado foi quase experimental com participantes respondendo a Entrevista do Perdão no início e no final da intervenção. Após a entrevista inicial, as crian-ças foram divididas aleatoriamente em grupos experimental e controle. As cri-anças do grupo experimental participaram das atividades delineadas para a intervenção. As crianças do grupo controle foram mantidas nas aulas normais na instituição. Os resultados indicaram que perdoar foi associado ao pedido de desculpas e à reconciliação entre as partes em conflito. Na comparação do pré-teste com o pós-teste, as crianças do grupo experimental mostraram um aumen-to significativo do grau de perdão, uma diminuição significativa do grau da raiva do ofensor e um aumento na frequência de escolha pelo perdão como uma opção para resolução de conflitos interpessoais. Acredita-se que para crianças dessa faixa etária o pedido de desculpas e a reconciliação funcionam como re-presentações do perdão.