ENSINO E APRENDIZAGEM DA OPERAÇÃO DE DIVISÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2024.v16n1.p5-29

Palavras-chave:

Operação divisão, Anos iniciais, Ensino e aprendizagem

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado intitulada “Ensino da divisão no primeiro ciclo do Ensino Fundamental: análise das práticas pedagógicas de professores”. O artigo em pauta busca compreender como as práticas pedagógicas, desenvolvidas por professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, permitem aos alunos compreender a operação divisão. Por meio de observações de práticas escolares, realizaram-se as análises em duas dimensões: 1) interpretação das atividades propostas pelas professoras; 2) interpretação dos movimentos cognitivos realizados pelas crianças durante as aulas. Apresenta-se como base teórica a teoria dos campos conceituais de Vergnaud e epistemologia genética de Piaget. Os resultados apontam que o ensino da divisão, na etapa da alfabetização, precisa considerar aspectos do desenvolvimento infantil e priorizar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático apresentado pelas crianças na realização das atividades escolares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CARRAHER, D. Relações entre razão, divisão e medida. In: SCHILIEMANN, A; CARRAHER, D. A compreensão de conceitos aritméticos: ensino e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1998.

KAMII, C.; HOUSMAN, L. B. Crianças pequenas reinventam a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Trad. Cristina Monteiro. 2.ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

MAGINA, S.; SANTOS, A.; MERLINE, V. Quando e como devemos introduzir a divisão nas séries iniciais do ensino fundamental? contribuição para o debate. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana, v.1, n.1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/issue/view/147. Acesso em: 31 jul. 2023.

NUNES, T.; BRYANT, P. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

PIAGET, J. Abstração reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Trad. Fernando Becker e Petronilha Beatriz Gonçalves da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PIAGET, J. A tomada de consciência. Trad. Edson Braga de Souza. São Paulo: Melhoramentos, Ed da Universidade de São Paulo, 1977.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Trad. Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.

VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Trad. Maria Lucia Faria Moro. Curitiba: Ed. da UFPR, 2009.

Downloads

Publicado

2024-07-12

Edição

Seção

Artigo