A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A EDUCAÇÃO EM VALORES MORAIS NA ESCOLA

Autores

  • Rita Melissa Lepre Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Bauru
  • Maria Teresa Ceron Trevisol Professora e pesquisadora da Universidade do Oeste de Santa Catarina e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) https://orcid.org/0000-0001-9289-4627

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p214-239

Palavras-chave:

Educação em valores morais, Relação professor-aluno, Escola

Resumo

Este artigo se configura como um ensaio teórico, que possui como objetivo promover reflexões a respeito dos temas: 1) O que é e por que educar em valores morais, e 2) A importância da relação professor-aluno na educação em valores morais na escola. A concepção teórico-epistemológica interacionista, e autores convergentes com a compreensão de que a construção de valores morais é resultante das interações sociais, culturais, em diferentes contextos e pessoas, constituem o embasamento do texto. A análise e discussão dos temas norteadores enfatiza a importância e necessidade da inserção da educação em valores morais na escola, visto o ambiente de convivência, socialização, relações com diferentes pessoas, que caracteriza esse contexto, desde a perspectiva que o Projeto Político Pedagógico assume, como também em transversalizar esse conteúdo na proposta curricular. Nesse sentido, a relação professor e aluno assume um lugar e papel de importância. Os estilos e formas como o professor mantém e estabelece os momentos de trocas com os estudantes, a partir do respeito mútuo e da reciprocidade, constituem vivência formativa no processo de educação em valores. Entretanto, não cabe somente aos professores mobilizar os processos educativos desta natureza, mas ao coletivo de profissionais, com os estudantes, as famílias e a sociedade em geral.

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Publicado

2024-01-08

Edição

Seção

Artigo