POLÍTICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA MULHERES MIL
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2016.v17n1.06.p85Palavras-chave:
Educação proissional, política pública, reforma do EstadoResumo
Objetivamos com esse artigo discutir as contradições presentes na proposta do Programa Mulheres Mil (PMM), voltado à proissionalização de nível básico das mulheres consideradas em situação de vulnerabilidade social. A institucionalização do PMM é uma estratégia de focalização da política pública no contexto de racionalização do Estado, ocasionando corte de gastos de políticas sociais que tenham viés universalizante. Trata-se de pesquisa bibliográica e documental, cuja análise enfatiza as dimensões contraditórias da proposta de formação proissional no PMM com base no contexto de reforma da educação proissional desde 1990. Dentre os aspectos do PMM
evidenciados estão: a) não articulação com a ampliação dos níveis da escolaridade; b) atividades formativas pautadas no trabalho simples e não relacionadas aos avanços tecnológicos; e c) a inserção em setores precarizados do mundo do trabalho.