POLÍTICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA MULHERES MIL

Autores

  • Erika Porceli ALANIZ
  • Talita Rafaele D’Agostini MANTOVANI
  • Caroline Kraus LUVIZOTTO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2016.v17n1.06.p85

Palavras-chave:

Educação proissional, política pública, reforma do Estado

Resumo

Objetivamos com esse artigo discutir as contradições presentes na proposta do Programa Mulheres Mil (PMM), voltado à proissionalização de nível básico das mulheres consideradas em situação de vulnerabilidade social. A institucionalização do PMM é uma estratégia de focalização da política pública no contexto de racionalização do Estado, ocasionando corte de gastos de políticas sociais que tenham viés universalizante. Trata-se de pesquisa bibliográica e documental, cuja análise enfatiza as dimensões contraditórias da proposta de formação proissional no PMM com base no contexto de reforma da educação proissional desde 1990. Dentre os aspectos do PMM
evidenciados estão: a) não articulação com a ampliação dos níveis da escolaridade; b) atividades formativas pautadas no trabalho simples e não relacionadas aos avanços tecnológicos; e c) a inserção em setores precarizados do mundo do trabalho.

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Biografia do Autor

  • Erika Porceli ALANIZ

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Talita Rafaele D’Agostini MANTOVANI

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Caroline Kraus LUVIZOTTO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

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Publicado

2016-07-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALANIZ, Erika Porceli; MANTOVANI, Talita Rafaele D’Agostini; LUVIZOTTO, Caroline Kraus. POLÍTICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA MULHERES MIL. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 17, n. 01, p. 85–100, 2016. DOI: 10.36311/1519-0110.2016.v17n1.06.p85. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/6114.. Acesso em: 22 nov. 2024.