O PROEJA E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO E DO CURRÍCULO INTEGRADO: ENTRE A EMANCIPAÇÃO E A DESEMANCIPAÇÃO.

Autores/as

  • Cláudia Maria Ferreira GOMES
  • Marcelo Lira SILVA

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2016.v17n2.02.p7

Palabras clave:

formação, currículo integrado, educação tecnológica, escola ativa

Resumen

Pretende-se analisar, neste artigo, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos/ PROEJA. Para tanto, buscou-se desenvolver uma análise da estrutura jurídico-política brasileira naquilo que diz respeito ao sistema educacional, materializado na forma dos Decretos voltados para a Formação Técnica e Profissional no Brasil no período de 1996 a 2006. Tratar-se-ia, portanto, de abordar as possíveis tendências mercadológicas e ideológicas de uma “nova” política de Educação Profissional, visto que a ideia do PROEJA parece estar basicamente interligada aos interesses das classes dominantes e a fragmentação entre o saber acadêmico propedêutico e o saber tecnológico aligeirado, na medida em que aponta elementos e variáveis que reforçam o dualismo educacional histórico e estrutural do sistema educacional brasileiro, visto que em diversos momentos históricos não somente aprofundou, mas instituiu normativamente a cisão entre uma educação voltada as classes dominantes e outra as classes trabalhadoras e demais classes subalternas. Para entender os planos e programas de educação profissional do período histórico demarcado foi necessário compreender a manutenção de práticas do Decreto nº 2.208/97, bem como do Decreto nº 5.154/04. Sobre o PROEJA foram interpretados e discutidos artigos do Decreto nº 5.478/2005 e Decreto nº 5.840/2006. Tratar-se-ia, portanto, de um trabalho que buscou construir uma discussão teórica, a partir da análise de diversas fontes documentais, como forma de elucidar as questões acerca do objeto de estudo em questão.

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Biografía del autor/a

  • Cláudia Maria Ferreira GOMES

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Marcelo Lira SILVA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

2016-12-20

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

GOMES, Cláudia Maria Ferreira; SILVA, Marcelo Lira. O PROEJA E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO E DO CURRÍCULO INTEGRADO: ENTRE A EMANCIPAÇÃO E A DESEMANCIPAÇÃO. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 17, n. 02, p. 7–26, 2016. DOI: 10.36311/1519-0110.2016.v17n2.02.p7. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/6523.. Acesso em: 21 nov. 2024.