ESCOLAS DEMOCRÁTICAS: FATOS E IDÉIAS

Autores/as

  • Jair Militão da SILVA

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2004.v5n1.420

Palabras clave:

Educação escolar, democracia, organizações escolares democráticas, escolas democráticas.

Resumen

O presente artigo analisa o tema das escolas democráticas. Procura identificar alguns fatores que contribuíram para que fossem vistas como demanda coletiva tornando-se objeto de políticas públicas governamentais. Aponta a valorização da democracia e os esforços de democratização da sociedade pós Segunda Guerra Mundial como fatores de seu surgimento. Examina as condições de sua concretização nas sociedades atuais e aponta a necessidade da constituição de sujeitos educativos coletivos dotados de vontade política e competência para o trabalho de criação dessas escolas. O aperfeiçoamento dos profissionais da educação para a construção de escolas democráticas deve contemplar a busca da formação de identidades compatíveis com uma cultura democrática onde os valores de liberdade e eqüidade orientam uma ética de respeito mútuo e diálogo. Apresenta uma experiência de parceria entre universidade e escolas de ensino básico da rede pública como exemplo de processo de busca de criação de escolas democráticas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Jair Militão da SILVA
    Professor Associado Aposentado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e professor no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID.

Publicado

2022-01-19

Número

Sección

Organização do Trabalho e Educação

Cómo citar

SILVA, Jair Militão da. ESCOLAS DEMOCRÁTICAS: FATOS E IDÉIAS. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 5, n. 1, p. 41–54, 2022. DOI: 10.36311/1519-0110.2004.v5n1.420. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/420.. Acesso em: 25 nov. 2024.