ESCOLAS DEMOCRÁTICAS: FATOS E IDÉIAS

Autores

  • Jair Militão da SILVA

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2004.v5n1.420

Palavras-chave:

Educação escolar, democracia, organizações escolares democráticas, escolas democráticas.

Resumo

O presente artigo analisa o tema das escolas democráticas. Procura identificar alguns fatores que contribuíram para que fossem vistas como demanda coletiva tornando-se objeto de políticas públicas governamentais. Aponta a valorização da democracia e os esforços de democratização da sociedade pós Segunda Guerra Mundial como fatores de seu surgimento. Examina as condições de sua concretização nas sociedades atuais e aponta a necessidade da constituição de sujeitos educativos coletivos dotados de vontade política e competência para o trabalho de criação dessas escolas. O aperfeiçoamento dos profissionais da educação para a construção de escolas democráticas deve contemplar a busca da formação de identidades compatíveis com uma cultura democrática onde os valores de liberdade e eqüidade orientam uma ética de respeito mútuo e diálogo. Apresenta uma experiência de parceria entre universidade e escolas de ensino básico da rede pública como exemplo de processo de busca de criação de escolas democráticas.

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Biografia do Autor

Jair Militão da SILVA

Professor Associado Aposentado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e professor no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID.

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Publicado

2022-01-19

Edição

Seção

Organização do Trabalho e Educação