ESCOLAS DEMOCRÁTICAS: FATOS E IDÉIAS
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2004.v5n1.420Keywords:
Educação escolar, democracia, organizações escolares democráticas, escolas democráticas.Abstract
O presente artigo analisa o tema das escolas democráticas. Procura identificar alguns fatores que contribuíram para que fossem vistas como demanda coletiva tornando-se objeto de políticas públicas governamentais. Aponta a valorização da democracia e os esforços de democratização da sociedade pós Segunda Guerra Mundial como fatores de seu surgimento. Examina as condições de sua concretização nas sociedades atuais e aponta a necessidade da constituição de sujeitos educativos coletivos dotados de vontade política e competência para o trabalho de criação dessas escolas. O aperfeiçoamento dos profissionais da educação para a construção de escolas democráticas deve contemplar a busca da formação de identidades compatíveis com uma cultura democrática onde os valores de liberdade e eqüidade orientam uma ética de respeito mútuo e diálogo. Apresenta uma experiência de parceria entre universidade e escolas de ensino básico da rede pública como exemplo de processo de busca de criação de escolas democráticas.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 ORG & DEMO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.