AS CONTRADIÇÕES ENTRE O DISCURSO E A PRÁTICA DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores/as

  • Martha dos REIS

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2005.v6n1/2.405

Palabras clave:

Reformas educacionais, educação, participação.

Resumen

Este trabalho trata, em detalhes, das considerações feitas pelo Conselho Estadual de Educação sobre as prioridades que deveriam nortear as políticas educacionais que seriam implantadas pelo Governo Mário Covas, através da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Mostra até que ponto as recomendações do Conselho Estadual da Educação foram consideradas no processo de Reorganização da Rede Estadual de Ensino que se iniciou em 1996. Demonstra como esta reforma afetou a vida de professores e alunos e analisa as reações da comunidade escolar frente aos propósitos apregoados pelo poder estabelecido. Tem como objetivo principal desvendar as contradições entre o discurso e a prática da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo ao impor à comunidade escolar uma nova organização das escolas em nome de uma suposta melhoria da qualidade do ensino.

Biografía del autor/a

  • Martha dos REIS
    Professora Assistente Doutora da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília-SP.

Publicado

2022-01-20

Número

Sección

Organização do Trabalho e Educação