OS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E PARA A CIDADANIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Martha dos REIS

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2008.v9n1/2.58

Palavras-chave:

livro didático, educação, direitos humanos, cidadania

Resumo

Este texto reflete os resultados de uma pesquisa iniciada em 2005 e concluída em 2007 que teve como objetivo central analisar a produção recente de material didático destinado ao ensino de História e de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. O foco de análise foi verificar se os conteúdos dos livros e/ou manuais contemplam os princípios apregoados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n º 9.394, de dezembro de 1996) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais em relação à educação em direitos humanos e para a formação da cidadania. O universo da pesquisa foi delimitado pela análise do material didático recomendado pelo Ministério da Educação por meio do Programa Nacional de Avaliação do Livro Didático. Ao final dos trabalhos pode-se concluir que, apesar das tentativas do poder público em oferecer um material didático que contemple uma educação em direitos humanos e para a cidadania, persistem nas práticas pedagógicas ações cujas origens remontam ao período da ditadura militar no Brasil.Neste texto, abordamos as raízes do problema e dissertamos sobre a revisão curricular ocorrida no Estado de São Paulo na década de 1980 que, na essência, se traduzia em uma possibilidade de mudança.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Martha dos REIS

    Professora Assistente Doutora da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Marília, Marília, São Paulo, Brasil

Downloads

Publicado

2010-01-08

Edição

Seção

Democracia, Direitos Humanos e Gênero

Como Citar

REIS, Martha dos. OS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E PARA A CIDADANIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 9, n. 1/2, p. 163, 2010. DOI: 10.36311/1519-0110.2008.v9n1/2.58. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/58.. Acesso em: 21 nov. 2024.