OS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E PARA A CIDADANIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Martha dos REIS

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2008.v9n1/2.58

Palavras-chave:

livro didático, educação, direitos humanos, cidadania

Resumo

Este texto reflete os resultados de uma pesquisa iniciada em 2005 e concluída em 2007 que teve como objetivo central analisar a produção recente de material didático destinado ao ensino de História e de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. O foco de análise foi verificar se os conteúdos dos livros e/ou manuais contemplam os princípios apregoados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n º 9.394, de dezembro de 1996) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais em relação à educação em direitos humanos e para a formação da cidadania. O universo da pesquisa foi delimitado pela análise do material didático recomendado pelo Ministério da Educação por meio do Programa Nacional de Avaliação do Livro Didático. Ao final dos trabalhos pode-se concluir que, apesar das tentativas do poder público em oferecer um material didático que contemple uma educação em direitos humanos e para a cidadania, persistem nas práticas pedagógicas ações cujas origens remontam ao período da ditadura militar no Brasil.Neste texto, abordamos as raízes do problema e dissertamos sobre a revisão curricular ocorrida no Estado de São Paulo na década de 1980 que, na essência, se traduzia em uma possibilidade de mudança.

Biografia do Autor

  • Martha dos REIS

    Professora Assistente Doutora da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Marília, Marília, São Paulo, Brasil

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Publicado

2010-01-08

Edição

Seção

Democracia, Direitos Humanos e Gênero