Discutindo o Acesso e a Permanência no Ensino Superior no Contexto do SISU (Sistema de Seleção Unificada)
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2015.v16n1.5162Palavras-chave:
ensino superior, SiSU, evasão, permanência estudantil, UTFPRResumo
O presente estudo teve como objetivo discutir o acesso e a evasão nos cursos de Engenharia do Câmpus Medianeira da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). São discutidos fatos históricos acerca do acesso a um curso superior no Brasil, destacandose,
recentemente, a diversidade geográfica dos ingressantes nas Universidades Federais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com a nota do ENEM. Parte considerável da ampliação do acesso ocorreu como decorrência do aumento des vagas nas Instituições
Federais por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Um dos desafios que se faz presente diz respeito a compreender as novas características que apresentam os alunos ingressantes e seus perfis, instituindo-se ações
que garantam a terminalidade dos estudos. Constatou-se, neste estudo, que as taxas de evasão caíram a partir da consolidação dos cursos, sobretudo após o incremento de políticas de permanência estudantil, embora outras variáveis possam, também, influenciar o desempenho
acadêmico e a permanência na instituição de ensino.