A CRISE NA SOCIEDADE DO TRABALHO E SUA IMPORTÂNCIA NA CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Julio Cesar TORRES
  • Alessandra DAVID
  • Silvana Fernandes LOPES

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2010.v11n2.496

Palavras-chave:

Crise da sociedade do trabalho. Educação e trabalho. Contextualização dos conteúdos curriculares do ensino médio.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar algumas considerações acerca da suposta crise da sociedade do trabalho e suas conseqüências tanto para o debate nas ciências sociais, como também para a contextualização da categoria trabalho no currículo do ensino médio. Tendo em vista o fato de o trabalho representar para o pensamento social clássico um referencial importante para a explicação dos fenômenos sociais, o paradigma contemporâneo de profundas metamorfoses no mundo do trabalho e o advento da nova questão social (CASTELS, 1995; ROSANVALLON, 1995) trazem a necessidade de repensarmos as matrizes teóricas que fundamentam algumas interpretações da vida social no contexto atual, quando a centralidade do trabalho vem sendo questionada. À luz de alguns referenciais teóricos da sociologia do trabalho, buscamos delinear sob a forma de um ensaio a discussão sobre as dimensões do social e do político na contemporaneidade e a importância desse debate na contextualização dos conteúdos curriculares do ensino médio brasileiro.

Biografia do Autor

  • Julio Cesar TORRES
    Doutor em Sociologia (Unesp). Docente da Univ Estadual Paulista (Unesp), Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Campus de São José do Rio Preto. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC/Unesp, Campus de Marília, São Paulo, Brasil.
  • Alessandra DAVID
    Doutora em Educação (Unesp). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) em Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.
  • Silvana Fernandes LOPES
    Doutora em Educação (Unicamp). Docente da Univ Estadual Paulista (Unesp), do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Campus de São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2022-02-07

Edição

Seção

Organização do Trabalho e Educação