A CRISE NA SOCIEDADE DO TRABALHO E SUA IMPORTÂNCIA NA CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Julio Cesar TORRES
  • Alessandra DAVID
  • Silvana Fernandes LOPES

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2010.v11n2.496

Palavras-chave:

Crise da sociedade do trabalho. Educação e trabalho. Contextualização dos conteúdos curriculares do ensino médio.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar algumas considerações acerca da suposta crise da sociedade do trabalho e suas conseqüências tanto para o debate nas ciências sociais, como também para a contextualização da categoria trabalho no currículo do ensino médio. Tendo em vista o fato de o trabalho representar para o pensamento social clássico um referencial importante para a explicação dos fenômenos sociais, o paradigma contemporâneo de profundas metamorfoses no mundo do trabalho e o advento da nova questão social (CASTELS, 1995; ROSANVALLON, 1995) trazem a necessidade de repensarmos as matrizes teóricas que fundamentam algumas interpretações da vida social no contexto atual, quando a centralidade do trabalho vem sendo questionada. À luz de alguns referenciais teóricos da sociologia do trabalho, buscamos delinear sob a forma de um ensaio a discussão sobre as dimensões do social e do político na contemporaneidade e a importância desse debate na contextualização dos conteúdos curriculares do ensino médio brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar TORRES

Doutor em Sociologia (Unesp). Docente da Univ Estadual Paulista (Unesp), Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Campus de São José do Rio Preto. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC/Unesp, Campus de Marília, São Paulo, Brasil.

Alessandra DAVID

Doutora em Educação (Unesp). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) em Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Silvana Fernandes LOPES

Doutora em Educação (Unicamp). Docente da Univ Estadual Paulista (Unesp), do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Campus de São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-02-07

Edição

Seção

Organização do Trabalho e Educação