A autoeducação e o papel formativo da incubadora de cooperativas populares da Unesp de Assis na promoção da igualdade de gênero em uma Cooperativa de catadoras/es de materiais recicláveis do Oeste Paulista
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2022.v23n1.p31-52Palavras-chave:
Autoeducação, Formação, Cooperativa, Gênero, Catadores de Materiais RecicláveisResumo
Este artigo apresenta um estudo em andamento que pretende verificar se o processo de autoeducação das/os trabalhadoras/es e as práticas formativas realizadas pela Incubadora de Cooperativas Populares da Unesp Assis (Incop Unesp Assis) contribuem para a promoção da igualdade de gênero em uma Cooperativa de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis do Oeste Paulista. Consideramos que os Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) são lugares de práticas pedagógicas em si, uma vez que neles, os sujeitos produzem e compartilham diversos saberes com a finalidade de criar instrumentos que possibilitam e amparam o trabalho associado. Entretanto, devido à precariedade da atividade e das condições sociais e econômicas das/os trabalhadoras/es, estas/es demandam outras experiências de formação e de capacitação, que no período de pandemia do COVID-19, ficam dificultadas. A hipótese norteadora da pesquisa é que, embora com limites e contradições, o processo da autoeducação das/os trabalhadoras/es e as práticas formativas realizadas pela Incop Unesp Assis no empreendimento são importantes para a construção do processo de formação de gênero das catadoras. Para a realização desta investigação, estamos utilizando como processos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e as entrevistas individuais semiestruturadas.
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