A Comunidade Quilombola, a luta por terra e território como condição para efetivação da educação

Autores

  • Monyque Santana dos Santos de FARIAS Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina
  • Raimunda Áurea Dias de SOUSA Universidade de Peranmbuco - Campus Petrolina

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2022.v23n2.p39-62

Palavras-chave:

Quilombola, Terra, Reprodução

Resumo

Compreende-se que lutar pelo reconhecimento como quilombola não se resume somente em ter à terra, mas, sobretudo, ao reconhecimento histórico da política de educação que atenta a própria história. Assim, o trabalho teve como objetivo compreender a luta por terra e território como condição necessária à efetivação da educação quilombola que garanta a reprodução dos sujeitos. A pesquisa foi desenvolvida na Comunidade Quilombola de Tijuaçu na Escola Municipal 1°de Tijuaçu em Senhor do Bonfim-BA e para alcance do objetivo, partiu desde o referencial bibliográfico, análise de documentos, às práticas de campo, como forma de resgatar as experiências de vida e de trabalho dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Por meio das vivências, constatou-se que os projetos educacionais elaborados na escola, aulas embasadas a partir da realidade, materiais didáticos e paradidáticos auxiliam a democratização da terra, do conhecimento, portanto, da educação.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Monyque Santana dos Santos de FARIAS, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina

    Mestre em Educação, Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina. Petrolina, Pernambuco, Brasil.

  • Raimunda Áurea Dias de SOUSA, Universidade de Peranmbuco - Campus Petrolina

    Professora Associada da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI). Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-11-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FARIAS, Monyque Santana dos Santos de; SOUSA, Raimunda Áurea Dias de. A Comunidade Quilombola, a luta por terra e território como condição para efetivação da educação . ORG & DEMO, Marília, SP, v. 23, n. 2, p. 39–62, 2022. DOI: 10.36311/1519-0110.2022.v23n2.p39-62. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/12791.. Acesso em: 14 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)