A Comunidade Quilombola, a luta por terra e território como condição para efetivação da educação
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2022.v23n2.p39-62Palavras-chave:
Quilombola, Terra, ReproduçãoResumo
Compreende-se que lutar pelo reconhecimento como quilombola não se resume somente em ter à terra, mas, sobretudo, ao reconhecimento histórico da política de educação que atenta a própria história. Assim, o trabalho teve como objetivo compreender a luta por terra e território como condição necessária à efetivação da educação quilombola que garanta a reprodução dos sujeitos. A pesquisa foi desenvolvida na Comunidade Quilombola de Tijuaçu na Escola Municipal 1°de Tijuaçu em Senhor do Bonfim-BA e para alcance do objetivo, partiu desde o referencial bibliográfico, análise de documentos, às práticas de campo, como forma de resgatar as experiências de vida e de trabalho dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Por meio das vivências, constatou-se que os projetos educacionais elaborados na escola, aulas embasadas a partir da realidade, materiais didáticos e paradidáticos auxiliam a democratização da terra, do conhecimento, portanto, da educação.
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