HEGEMONIA E CULTURA: A DIMENSÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO ESCOLAR EM ANTONIO GRAMSCI

Autores

  • Anita Helena SCHLESENER

DOI:

https://doi.org/10.36311/0102-5864.2013.v50n2.3466

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar aspectos da teoria política de Antonio Gramsci, para examinar as concepções de hegemonia e cultura e salientar a dimensão política da educação. A hegemonia tem como apoio principal na cultura. A escola é um dos aparelhos de formação cultural para a consolidação da hegemonia, com perspectivas de formação crítica. O presente artigo examina os limites do sistema escolar para a organização dos trabalhadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anita Helena SCHLESENER

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

Crítica Cultural

Como Citar

SCHLESENER, Anita Helena. HEGEMONIA E CULTURA: A DIMENSÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO ESCOLAR EM ANTONIO GRAMSCI. Revista Novos Rumos, Marília, SP, v. 50, n. 2, 2013. DOI: 10.36311/0102-5864.2013.v50n2.3466. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/article/view/3466.. Acesso em: 21 nov. 2024.