HEGEMONIA E CULTURA: A DIMENSÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO ESCOLAR EM ANTONIO GRAMSCI
DOI:
https://doi.org/10.36311/0102-5864.2013.v50n2.3466Resumo
O objetivo desse trabalho é analisar aspectos da teoria política de Antonio Gramsci, para examinar as concepções de hegemonia e cultura e salientar a dimensão política da educação. A hegemonia tem como apoio principal na cultura. A escola é um dos aparelhos de formação cultural para a consolidação da hegemonia, com perspectivas de formação crítica. O presente artigo examina os limites do sistema escolar para a organização dos trabalhadores.
Downloads
Publicado
2013-06-30
Edição
Seção
Crítica Cultural
Licença
Copyright (c) 2013 Revista Novos Rumos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Como Citar
HEGEMONIA E CULTURA: A DIMENSÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO ESCOLAR EM ANTONIO GRAMSCI. (2013). Revista Novos Rumos, 50(2). https://doi.org/10.36311/0102-5864.2013.v50n2.3466