HEGEMONIA E CULTURA: A DIMENSÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO ESCOLAR EM ANTONIO GRAMSCI

Autores/as

  • Anita Helena SCHLESENER

DOI:

https://doi.org/10.36311/0102-5864.2013.v50n2.3466

Resumen

O objetivo desse trabalho é analisar aspectos da teoria política de Antonio Gramsci, para examinar as concepções de hegemonia e cultura e salientar a dimensão política da educação. A hegemonia tem como apoio principal na cultura. A escola é um dos aparelhos de formação cultural para a consolidação da hegemonia, com perspectivas de formação crítica. O presente artigo examina os limites do sistema escolar para a organização dos trabalhadores.

Biografía del autor/a

  • Anita Helena SCHLESENER

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Publicado

2013-06-30

Número

Sección

Crítica Cultural

Cómo citar

HEGEMONIA E CULTURA: A DIMENSÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO ESCOLAR EM ANTONIO GRAMSCI. (2013). Revista Novos Rumos, 50(2). https://doi.org/10.36311/0102-5864.2013.v50n2.3466